Publicidade

Review One UI 6.1 | Interface com ainda mais personalização

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Review One UI 6.1 | Interface com ainda mais personalização
Review One UI 6.1 | Interface com ainda mais personalização

A One UI 6.1 foi liberada oficialmente no começo de 2024, e os primeiros a receberem a interface foram os celulares da linha Galaxy S24. A nova versão da skin da Samsung está cheia de novidades, e as principais são as possibilidades de personalização do sistema. 

Eu testei o Galaxy S24 Ultra com a One UI 6.1 nos últimos dias e agora conto como está a nova versão do software sul-coreano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Design da interface

Já desde a One UI 6.0, o design geral da interface ficou ainda mais bonito e com a One UI 6.1 a Samsung segue essa estética. O sistema operacional agora conta com fontes mais estilosas e permite fazer bastante alterações visuais nos celulares. 

O menu de configurações também foi reorganizado e ganhou uma cara nova. Logo no começo, já há um destaque maior para as configurações da conta Samsung, com a foto do usuário bem destacada no canto superior direito. Ali é possível localizar as definições da conta, bem como de outros dispositivos com a mesma Samsung Account.

Além disso, o Centro de Controle, que abriga as configurações rápidas, também passou por uma repaginada e está bem mais elegante e funcional. Enfim, para quem gosta de interfaces personalizadas para fugir do padrão “simplório” do Android puro, a One UI 6.1 é um paraíso. 

Novos widgets e tela de bloqueio

Com a chegada da One UI 6.0 e One UI 6.1, os recursos de personalização aumentaram ainda mais. Agora, há mais widgets para uso na tela inicial e os que foram incluídos para o app de câmera e clima são os mais legais. 

O visual da tela de bloqueio também pode ser bem personalizado. Com exclusividade da One UI 6.1, agora é possível adicionar widgets também no display bloqueado. Isso permite ter uma visão rápida de eventos, alarmes, climas, entre outros, sem precisar desbloquear o telefone. 

Continua após a publicidade

Ainda na tela de bloqueio, agora há mais opções de relógios digitais e analógicos e a One UI permite personalizar bem essa área com notificações, alertas, entre outros. 

Papel de parede e efeito de profundidade

A Samsung seguiu o caminho da Xiaomi e também “copiou” um recurso da Apple, que é o efeito de profundidade do papel de parede. Agora é possível deixar a imagem como se estivesse “saltando” da tela. No entanto, essa função não funciona tão bem na One UI quanto na HyperOS da Xiaomi ou no iOS. 

Como é possível ver na imagem abaixo, o papel de parede da Samsung tem o efeito de profundidade, mas não sobrepõe todos os aspectos da tela, como no HyperOS, indicado ao lado. Além disso, é necessário criar essa moldura para ativar a profundidade. Ainda assim, é bom saber que agora há essa opção. 

Continua após a publicidade

Outra função legal, mas que ainda está em fase de testes e faz parte do programa Labs, é o “Papel de parede do ambiente da foto”. Com ele, o celular personaliza o wallpaper e cria efeitos divertidos de acordo com o tempo e clima. Por exemplo: se estiver chovendo e de noite, a fotografia fica mais escura e com uma animação de chuva. Se estiver nevando, ela mostra a neve caindo e deixa a imagem com um aspecto de névoa. 

E não é só na tela de bloqueio ou principal que é possível personalizar o wallpaper. Com a One UI 6.1, a Samsung permite personalizar também a imagem que será exibida no alarme. De forma nativa, há algumas opções de telas coloridas, mas é possível escolher também imagens da galeria. 

Wallpaper criado por IA

Continua após a publicidade

A sul-coreana também se inspirou em um recurso do Pixel 8 Pro e trouxe para seus celulares os wallpapers criados por IA. Assim, é possível gerar uma imagem em tempo real nas configurações do celular e usar como tela de bloqueio ou principal. 

No entanto, o processo de criação não é totalmente livre, ou seja, você não pode simplesmente dizer o que quer arbitrariamente. Em vez disso, pode escolher entre diversos cenários já pré-disponibilizados no celular. 

Até o momento, porém, não se sabe se este será um recurso da One UI 6.1 para todos os celulares que receberem a interface ou se será exclusivo da linha Galaxy S24.

Continua após a publicidade

Recursos e usabilidade

A One UI 6.1 é, no geral, bem intuitiva e fluida, o que torna seu uso bem fácil. Ela ainda mantém recursos bem úteis de versões anteriores, como o compartilhamento de mídia e o modo para escolher a saída de áudio entre o alto-falante do telefone ou dispositivos externos conectados.

Uma coisa que me incomodou, porém, é que desde a One UI 6.0 o histórico de notificações ficou ainda mais escondido, agora dentro das configurações. Eu esperava que isso fosse corrigido na nova versão, mas não aconteceu. 

“Arrastar e soltar”

Continua após a publicidade

E falando em recurso copiado, mais uma vez a Samsung se “inspirou” no iOS e trouxe o famoso drag and drop — ou arrastar e soltar — para os seus celulares. Isso é um recurso inaugurado já na One UI 6.0 e que facilita muito na hora de copiar um texto de um navegador para um editor ou de enviar um recorte de uma foto da galeria pelo WhatsApp, por exemplo. 

O recurso de criar um recorte na foto também permite criar figurinhas rápidas, mas só funciona com o teclado da Samsung e no Telegram. No WhatsApp, ele envia o sticker como uma imagem comum. 

Mais liberdade na câmera

A partir da One UI 6.1, o recurso “Visão do diretor” é rebatizado como “Gravação dupla” e, além do nome, a função também passou a ter mais liberdade. Antes, só era possível alterar o sensor da imagem principal, mas agora é permitido escolher entre todas as câmeras para qualquer uma das imagens. Essa possibilidade também acontece com o modo Single Take.

Continua após a publicidade

Mais proteção para a bateria

Essa função é uma das mais interessantes entre todas as novidades da One UI 6.1. Agora o modo de proteção da bateria ganhou mais funcionalidade e o usuário pode escolher entre três opções para aumentar a vida útil do componente: Básico, Adaptável e Máximo. Antes, o celular só oferecia o que hoje é conhecido como o modo “máximo”. 

Continua após a publicidade

Vale a pena atualizar para a One UI 6.1?

A One UI 6.1 é uma interface bem rica em recursos e personalizações e vale a pena instalar assim que estiver disponível para seu celular

As novidades como os widgets na tela de bloqueio, os papéis de parede em profundidade e o controle maior para proteção da bateria são os principais destaques, mas há muita novidade na interface que torna o uso dos celulares Samsung bem mais agradável.