Signify apresenta nova versão de aplicativo de automação de iluminação
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |

Já faz algum tempo que a casa conectada é uma promessa de futuro. De olho nesse segmento, que ainda não foi adotado em grande escala no Brasil, a Signify, braço da Philips dedicado à iluminação conectada em rede com Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), tem lançado lâmpadas inteligentes no país para quem quer deixar o lar mais sofisticado.
- Radiação contra o coronavírus: testamos a luminária de raios UV-C da Philips
- Phillips traz ao Brasil novas luminárias que usam raios UV contra o coronavírus
- Lâmpadas inteligentes WiZ chegam ao Brasil com conexão Wi-Fi e preços atraentes
Para facilitar o uso desses itens, a empresa acaba de apresentar a nova versão do aplicativo Philips Hue. Segundo a marca, o software otimizado vai ajudar a controlar as lâmpadas de forma mais simples e intuitiva. Isso deve dar mais fluidez à experiência do consumidor com o sistema.
Quem gosta de comandar as cenas de iluminação do imóvel rapidamente pode fazer isso já na tela inicial do app, sem ter de navegar entre as diferentes abas. Ali mesmo, é possível encontrar uma galeria ambientes Hue, que oferece combinações de configuração criadas por especialistas em construir atmosferas a partir do conjunto inteligente de luzes.
Além disso, as configurações de luzes, salas e zonas agora podem ser definidas em cada seção da guia Início. E mais: adicionar uma nova lâmpada Hue ficou mais fácil, já que é possível usar a aba Divisões ou o menu Configurações para fazer a combinação.
Uma vista isométrica 2,5D ajuda a determinar a localização e a altura exatas das lâmpadas. E, quando a configuração é executada, as luzes apresentadas no app mudam de cor para que o usuário saiba exatamente quais são elas.
Outra novidade do aplicativo são as rotinas definidas automaticamente. Na guia Automações, o usuário encontra opções avançadas de personalização para tornar a iluminação inteligente da casa mais adequada a suas necessidades.
Geolocalização
Duas novas definições — Coming Home e Leaving Home — garantem que o aplicativo verifique se há alguém em casa antes de executar o cenário. Assim, quando o usuário que controla a automação deixar a residência, o Philips Hue verifica se há outros indivíduos no local para que eles não fiquem no escuro.
A atualização do app traz, ainda, aprimoramentos às automações do aplicativo baseadas no nascer e no pôr do sol. Agora, é possível escolher a aurora, o crepúsculo ou outro horário específico para iniciar o processo, e ainda desligar as luzes após o término das atividades.
Segundo George Yianni, head de tecnologia Philips Hue da Signify, o objetivo é facilitar a vida do usuário. “Analisamos sugestões e comentários e até mesmo criamos em conjunto com nossos usuários por meio de estudos de usabilidade e aplicativos beta”, conta.
O novo app já está disponível para download na App Store (baixe aqui neste link) e na Google Play Store (baixe aqui neste link). Para quem já usa a versão anterior do Philips Hue, a atualização deve vir automaticamente no decorrer da semana que vem. Nesse caso, quando abri-lo pela primeira vez, o usuário será orientado na migração de configurações atuais, cenas de luz e rotinas.
A Signify já anunciou que a próxima atualização do sistema chega no segundo semestre de 2021 e trará cenas dinâmicas. O recurso vai permitir que as luzes façam uma transição lenta pelas diferentes cores da cena dinâmica.