Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | Lâmpada inteligente Wiz Bulbo A60 conquista pelo aplicativo

Por| 01 de Abril de 2021 às 09h21

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Lâmpadas inteligentes se tornaram comuns em pouco tempo, e não sem motivo: são práticas, fáceis de usar e cheias de recursos. Porém, muitas delas são muito semelhantes umas às outras. Isso não apenas no visual, mas também nos recursos e software para Android e iOS. Mas não é o caso do modelo que vamos conhecer hoje, o Bulbo A60 da Wiz, marca da Signify.

E o que ela oferece de destaque em relação a uma multidão de lâmpadas? Respondendo de forma direta: um software bem feito. O que certamente é um alento para quem quer um pouco mais de controle sobre a iluminação de casa.

Visual e especificações

Continua após a publicidade

Bom, a A60 é visual muito semelhante à grande maioria das lâmpadas inteligentes por aí (que, por sua vez, são semelhantes às lâmpadas de LED convencionais). Temos apenas a inscrição “WIZ colors” de forma bastante modesta, mas a coisa acaba aqui. Sem grandes novidades aqui, o que não é um problema até por uma questão de compatibilidade com os soquetes E27.

A conexão é feita através da banda de 2,4 GHz encontrada em quase todos os roteadores (não há opção com 5.0 GHz, como costuma acontecer com gadgets inteligentes) e não há Bluetooth. A potência máxima é de 9 watts na cor branca, lembrando que a A60 é capaz de reproduzir as 16 milhões de cores do espectro RGB, além de temperaturas de cor que variam entre 2.200 a 6.500K (máximo de 800 lm).

Ou seja, são especificações capazes de criar basicamente qualquer tipo de iluminação que desejarmos. A instalação segue o padrão de mercado, bastando ligar e desligar 3 vezes rapidamente para que a lâmpada entre em modo de pareamento. O ponto que devemos destacar aqui, porém, é que há apenas versões 110 V à disposição na data de publicação deste review.

Experiência de uso

Continua após a publicidade

Assim como a grande maioria das lâmpadas inteligentes disponíveis por aí, a Bulbo A60 da Wiz funciona através de um aplicativo dedicado. No caso, o que conta com o próprio nome da empresa: Wiz, disponível para Android e iOS. Basta instalar e parear a(s) lâmpada(s) da empresa, e há opções para pareamento único ou de um conjunto de lâmpadas.

Gostamos do fato de que, diferentemente da maioria dos concorrentes, não é necessário criar uma conta. Há sim uma opção para isso, ideal para usar em vários dispositivos, mas não é algo impositivo. Um ponto bastante Positivo, diminuindo a curva de aprendizagem para marinheiros de primeira viagem.

Outro destaque: trata-se de um dos aplicativos mais completos e funcionais que vimos aqui no Canaltech. Diversos concorrentes trabalham com aplicativos muito semelhantes (idênticos, em alguns casos, já que trata-se do mesmo desenvolvedor), com um conjunto limitado de customizações.

Continua após a publicidade

Funções básicas estão aqui, como escolha personalizada de cores, programação de horários e cenas comuns, como Festa e Natal. Mas a Bulbo A60 dá um passo além, oferecendo um conjunto bastante completo. Algumas delas são bastante peculiares, e com certeza quem usar a lâmpada vai querer experimentar todas.

Há cenas tão práticas quanto a opção de seguir o ritmo circadiano (que é programável, o que leva em consideração as “corujas noturnas”) quando modos tão peculiares quanto Mojito (um verde muito divertido), Oceano, Crescimento de Planta e Steampunk (que deixaremos a descrição para a imaginação do usuário). Isso para dar um breve resumo, pois são dezenas.

Temos também ferramentas bastante completas de programação de horário e criação de ambientes. Naturalmente, um conjunto que a Wiz oferece para criar a tentação no consumidor de adquirir diversas lâmpadas da empresa. O que não é uma estratégia ruim, já que o “marketing” aqui é conquistar pelos recursos oferecidos. Por exemplo, a ferramenta de monitoramento de consumo de energia, uma novidade recente em produtos do tipo.

Para fechar, temos a integração com assistentes pessoais como Alexa (Echo), Google Assistente (Nest Mini) e Siri (HomePod). Basta instalar a Skill da empresa e classificar a lâmpada conforme conveniência, tornando-a compatível com comandos de voz personalizados. E destacamos que ele funciona em conjunto com lâmpadas concorrentes, bastando configurar corretamente no assistente pessoal.

Continua após a publicidade
O software da Wiz é certamente um destaque

Ou seja, ainda que o exterior da A60 da Wiz seja bastante semelhante aos concorrentes, a “inteligência” do seu funcionamento é um destaque. Algo que pode escapar do consumidor à primeira vista olhando apenas o exterior.

Concorrentes diretos

Temos basicamente dois grandes concorrentes da Wiz A60 no Brasil: a linha Liv da Multilaser e a linha Casa Inteligente da Positivo. Ambas são praticamente idênticas tanto em termos de recursos quanto de software, destacando-se pelo preço, mas ficando atrás em funcionalidade.

Continua após a publicidade

Conclusão

Anunciada no Brasil em fevereiro de 2021 com preço sugerido de R$ 139,90, a Bulbo A60 da Wiz chega com um preço menos competitivo do que seus concorrentes. Porém, oferece um software bastante completo que pode compensar a diferença, especialmente em uma promoção. Além disso, conta com a marca Signify por trás, nome da divisão de iluminação da Philips, uma das pioneiras do segmento.

Se você está em busca de uma lâmpada inteligente bastante completa, a Bulbo A60 da Wiz é uma opção que recomendamos. Especialmente se ela aparecer em uma promoção bacana, tornando-a ainda mais interessante.

Prós

Continua após a publicidade
  • Software bastante completo;
  • Fácil configuração;
  • Grande quantidade de cenas.

Contras

  • Preço de lançamento pouco convidativo;
  • Versão inicial restrita a 110 V.