Problemas no Chromecast? Saiba como resolver os principais

Problemas no Chromecast? Saiba como resolver os principais

Por Lu do Magalu | Editado por Bruno Salutes | 05 de Maio de 2021 às 16h00
Canaltech

Oi, gente! O Chromecast é uma mão na roda para quem não tem Smart TV, né? É que com ele você consegue fazer sua televisão se conectar a Internet e transmitir vários conteúdos através de uma entrada HDMI. Assim, você pode usar esse pequeno dispositivo para espelhar o que estiver assistindo no celular e assistir na sua TV. 💙

Hoje em dia, cada vez mais aplicativos são compatíveis com o Chromecast. Você pode usar ele com o YouTube, Spotify, Globo Play e muitos outros. Por isso, eles têm se tornado mais populares.

Ah! E eles são bem fáceis de configurar. Para começar a aproveitar seu Chromecast, é bem rapidinho, você só precisa colocar ele em uma entrada HDMI e então conectar ele na internet.

Só que às vezes problemas de conexão do Wi-Fi podem virar dores de cabeça, né? Então, se o seu Chromecast não está conectado na internet, dá só uma olhadinha nessas dicas! 😉

Problemas no Chromecast? Saiba como resolver os principais

1. Verifique se o Chromecast e o seu celular estão na mesma rede Wi-Fi

Gente, se mesmo depois fazer a configuração inicial do Chromecast, ele não aparecer entre os dispositivos disponíveis para transmissão de conteúdo. Vale conferir se ele e o seu smartphone estão na mesma rede Wi-Fi, tá? Pode parecer simples, mas se você tem mais de um sinal em casa, isso é algo bem comum que pode acontecer.

2. Reinicie seu modem ou roteador de internet

Se eles estiverem na mesma rede, vale tentar reiniciar seu modem ou roteador de internet. Às vezes isso pode estar relacionado a alguma interferência ou sobrecarga de sinal. Daí é só desligar seu modem da tomada por 10 segundinhos e ligar ele novamente.

3. Reinicie seu Chromecast

Agora se o seu Chromecast já estava funcionando antes e parou do nada, vale a pena tirar ele da entrada HDMI, conectar ele novamente e após 10 segundinhos ligar ele de novo. Isso vai fazer com que ele reinicie e se conecte na sua rede Wi-Fi.

4. Aproxime o seu roteador de internet do Chromecast

Se mesmo assim ele não conseguir se conectar na internet, pode ser que a distância entre ele e seu roteador esteja dificultando a conexão. É que isso pode acontecer se você tiver um sinal de internet com conexão 2G ou 3G.

Esse tipo de sinal tem mais dificuldade em atravessar paredes. Por isso, a Google recomenda que para essas conexões o Chromecast não fique tão distante do roteador. Assim, você pode ter uma melhor experiência, tá?

5. Faça um reset no Chromecast

Mas, se mesmo depois de tudo isso, seu Chromecast ainda não estiver funcionando. O melhor a se fazer é restaurar ele para as configurações originais de fábrica pelo dispositivo. Olha só!

Para o Chromecast de primeira geração, que é aquele modelo mais quadradinho, você só precisa manter o botão dele pressionado por 20 segundos ou até a luz LED dele começar a piscar. Depois disso, ele vai ser reiniciado em suas configurações de fábrica.

Já quem tem o Chromecast de segunda geração em diante, que é aquele modelo mais redondinho, você só precisa pressionar o botão lateral do dispositivo. Esse LED vai piscar uma Luz na cor laranja. Daí é só você ficar com o botão pressionado até o LED piscar uma Luz na cor branca, então você pode soltar. Nesse momento, ele vai estar sendo resetado para suas configurações originais de fábrica.

Prontinho! Essas foram algumas dicas de como resolver os principais problemas de conexão com seu Chromecast. Gostou dessas dicas? Compartilhe essa matéria! 🥰

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.