Novo Chromecast roda a 60 fps e é controlado via Google Home

Por Wagner Wakka | 09 de Outubro de 2018 às 15h11
Divulgação/Google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google anunciou uma nova versão do Chromecast, seu dongle que permite fazer streaming para a TV pelo smartphone, tablet ou computador. O novo modelo foi anunciado no evento Made By Google e segue o desenho curricular adotado na segunda versão do dispositivo, em detrimento do formato mais parecido com um pendrive do primeiro. As principal novidade é que agora ele é capaz de fazer transmissões em 60 fps. Aparelho ainda não tem data para chegar ao Brasil.

Em comunicado, a empresa pontua três qualidades da nova versão. A primeira é o desenho com “encaixe perfeito”. A indicação é de que a Google passou a se preocupar mais com o desenho do aparelho, mesmo que “seja colocado em uma posição discreta, atrás da televisão”. O dispositivo chega também já dentro do novo padrão estético da Google, mais limpo e com menos detalhes. Há duas opções, com cores branca ou preta, sem detalhes diferentes.

Aparelho chega com duas novas opções de cores (Foto: Divulgação/ Google)

O segundo destaque fica por conta da já citada capacidade de reprodução de vídeos em 60 fps, algo cada vez mais comum em plataformas de streaming, como o YouTube. Isso por conta de uma melhora de 15% no desempenho do dispositivo, apesar do mesmo tamanho.

Por fim, outra novidade é que o dispositivo agora não só mostra uma sequência de fotos aleatórias na TV enquanto não está transmitindo nada, mas pode ser conectado à sua pasta do Google Fotos. Ainda, ele se conecta com informações de previsão de tempo.

Em termos de conectividade, o aparelho também agora é capaz de se comunicar com a rede do Home, pelo comando de voz “Hey, Google”. Ele executa funções como rodar vídeos da Netflix ou YouTube no televisor.

Em agosto, a empresa havia registrado no Federal Communications Commission (FCC) o novo modelo que teria bluetooth e wi-fi mais potente. A Google ainda não apresentou as especificações do aparelho.

Não foi dessa vez que a Google anunciou um aparelho realmente independente, como o Android TV. Em abril deste ano, uma empresa chamada Shenzhen SEI Robotics inscreveu uma patente para um aparelho independente, com controle remoto e resolução 4K, muito parecido com o Chromecast.

O novo Chromecast mantém o mesmo preço da versão antiga: US$ 35. Atualmente ele está disponível apenas na Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, SIngapura, Suécia e Estados Unidos. Segundo comunicado para o Brasil, ainda não há data para o aparelho chegar por aqui. Contudo, uma nota mundial informa que outros países devem receber o dispositivo já em 2019.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.