Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como configurar uma fechadura eletrônica ou digital

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Outubro de 2021 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Papaiz
Divulgação/Papaiz

Um dos passos para tornar uma casa mais inteligente é a instalação de uma fechadura eletrônica ou digital. Com esse tipo de produto, é possível trancar ou destrancar portas por meio de senhas ou impressões digitais, ou até mesmo via smartphone ou comandos de voz, caso se trate de um produto que traz conexão com a internet.

Antes de saber como ajustar as preferências dos dispositivos, é importante saber que as nomenclaturas “eletrônica” ou “digital” representam o mesmo tipo de produto, que funciona sem o uso de chaves físicas e possui recursos similares.

Diante de tantas possibilidades, configurar uma fechadura eletrônica pode ser uma tarefa complicada caso não sejam seguidos alguns passos simples, que o Canaltech mostra para você nas linhas abaixo.

Continua após a publicidade

Como instalar uma fechadura eletrônica

O processo de instalação de uma fechadura eletrônica é o mesmo de uma fechadura comum, e no geral é mais indicado pedir a ajuda de um profissional, especialmente caso você não tenha muita experiência com esse tipo de produto — afinal, é a segurança do ambiente que está em jogo.

Depois da instalação do dispositivo, é importante que a lingueta tenha o espaço correto para movimentar-se dentro da cavidade no arco da porta, sem folgas ou apertos.

Continua após a publicidade

Como colocar senha em uma fechadura eletrônica

Em geral, o processo de configuração de uma fechadura eletrônica pode variar muito entre as marcas disponíveis no mercado. Porém, é comum que exista uma senha mestra que dá acesso para diversos ajustes úteis. Basta digitar esse código (que pode estar marcado na embalagem do produto, e provavelmente é algo simples, como 0000) e o dispositivo já entenderá que uma nova senha será cadastrada.

É importante colocar uma senha que não seja óbvia (como 1234 ou 1111), e também evitar datas de aniversário, pois são informações que podem ser recebidas por conhecidos mal intencionados. O ideal é encontrar uma sequência que possa ficar gravada na mente, mas não tenha nenhum significado prático — ou seja, nada de usar a senha do cartão de crédito!

Continua após a publicidade

Além disso, algumas fechaduras permitem que se configure uma senha para visitantes, geralmente com horário controlado pelo dono da casa. Nesse caso é possível — porém não recomendado — colocar uma senha mais óbvia, desde que o modo seja sempre desligado quando os conhecidos já tiverem ido embora.

Como configurar leitor de digitais na fechadura eletrônica

Alguns modelos mais avançados (e caros) trazem a opção de cadastro de impressões digitais, para tornar o processo de destrancar a porta ainda mais fácil, rápido e seguro. Mais uma vez, a fechadura deverá exigir alguma senha mestre, com um código específico para adicionar uma nova impressão. Basta digitar o código, e colocar o dedo no sensor dedicado para adicionar os dados à memória do dispositivo.

Continua após a publicidade

Também é possível cadastrar informações para mais de uma pessoa, mas é importante que tais privilégios somente sejam fornecidos a conhecidos de muita confiança e/ou outras pessoas que moram na mesma casa.

Como conectar uma fechadura eletrônica na internet

Os modelos que podem ser controlados via smartphone ou outros dispositivos conectados na internet geralmente necessitam de um hub Zigbee para reconhecer os comandos fornecidos, e então repassar para um módulo interno da fechadura, normalmente instalado de forma integrada. Porém, se não for o caso, é possível que a fechadura traga um compartimento dedicado, próximo das pilhas.

Continua após a publicidade

As principais marcas de fechaduras possuem aplicativos próprios para Android e iOS — basta encontrá-los na loja correspondente e baixá-los. É provável que o software já traga o passo a passo detalhado para a conexão, possivelmente com a inserção da senha mestre na fechadura, ou mesmo um botão dedicado na parte interna do dispositivo para o pareamento.

Quando pareado, o aplicativo dará a opção de nomear a fechadura. É recomendado simplesmente colocar o cômodo em que está a porta (como “Quarto”, “Sala de Estar”, "Hall de entrada", entre outros). A partir de então, já poderá ser possível utilizar comandos por meio do smartphone, como abrir/trancar remotamente a porta, receber avisos quando ela for trancada/destrancada, etc.

Como usar comandos de voz com uma fechadura eletrônica

Continua após a publicidade

Dependendo do modelo, também é possível configurar comandos de voz por meio do Google Home, Alexa ou outro ajudante virtual. No caso da assistente da Amazon, basta entrar no aplicativo correspondente e inserir uma rotina mencionando a fechadura — como "abrir a porta da sala” ou algo similar. Caso todos os dispositivos estejam conectados na mesma rede Wi-Fi, a ordem já deverá ser direcionada para a fechadura, mas em alguns casos poderá ser necessário instalar uma skill.

Para configurar a fechadura no Google Home, é preciso adicionar um novo dispositivo por meio do ícone “+”, no canto superior esquerdo da página inicial. Um menu se abrirá, em que a primeira opção permite acrescentar um produto inteligente. Na sequência, basta selecionar a residência em que está localizada a fechadura, e o aplicativo deverá começar a busca pelo dispositivo.

Com esses passos básicos, as fechaduras eletrônicas deverão estar prontas para uso, com praticidade e conectividade para tornar a casa cada vez mais segura e inteligente.