Como usar o Waze para encontrar combustível barato

Como usar o Waze para encontrar combustível barato

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 29 de Setembro de 2021 às 15h00
Waze

Com o preço dos combustíveis nas alturas, é natural querer encontrar valores mais em conta e até promoções. Se você tem o Waze (Android | iOS) instalado no seu dispositivo, sabia que, além de usar o serviço como GPS, também é possível consultar os postos com combustível mais barato?

Não se trata de uma função nova: ela fez sua estreia em 2018, quando, na época, os preços da gasolina, álcool, diesel e etanol já não eram muito amigáveis. Hoje, então, nem se fala. Mas vamos ao que interessa, e a seguir você vai aprender a como usar o Waze para encontrar os melhores valores no combustível e economizar na hora de abastecer o carro.

Como usar o Waze para saber onde o combustível está mais barato

A localização dos melhores preços do combustível no Waze não é um recurso específico, com uma aba dedicada ou coisa do tipo. Trata-se de um filtro nas buscas do aplicativo que exibe postos de abastecimento próximos à sua localização atual e, com base nessa posição, listar quais têm o combustível com os menores preços.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Outra informação importante é que o Waze atualiza essa lista diariamente, às vezes mais de uma vez no mesmo dia. Como o app também permite que os próprios usuários compartilhem atualizações do trânsito, o Waze modifica seu sistema de forma constante para deixar o aplicativo sempre o mais atualizado possível.

Passo 1: com o Waze aberto, toque no campo de busca “Para onde?”.

Esse é o mesmo campo usado para fazer pesquisas por trajetos, mas neste caso vamos pesquisar por postos de combustível nas proximidades (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: toque no ícone com uma bomba de combustível.

Esse é o ícone para acessar uma seção inteira dedicada a postos de combustível próximos à sua localidade atual (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: logo de cara, você verá uma lista dos postos de combustível na região, baseados na sua localização atual. Porém, note que eles não aparecem na ordem do menor preço para o maior.

Se o seu Waze já não estiver configurado para exibir os preços do menor para o maior, você verá a lista altenando entre os valores (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela.

Para mudar para uma lista dos preços menores para os maiores, vamos acessar as configurações do Waze (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: em “Classificar por”, selecione a opção “Preço”.

Classifique a exibição de postos pelo preço em que o combustível é vendido. Se preferir, você também pode modificar essa opção para a distância em que o posto está localizado ou a empresa responsável por administrar o posto (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 6: agora sim você verá quais os postos que vendem combustível mais barato.

Pronto. Os postos passarão a ser exibidos de acordo com o preço (do menor para o maior) do combustível vendido (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 7: toque em algum dos postos disponíveis para saber o preço dos combustíveis na data atual.

Ao acessar a página de um posto específico, você pode visualizar os preços dos outros combustíveis disponíveis naquele posto (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 8: para ver a rota até o posto selecionado, toque em “Ir”.

Selecionado o seu posto, agora é só se dirigir até lá para abastecer o carro (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Como definir o tipo de combustível preferido nas buscas do Waze

Uma outra dica que pode tornar a busca de postos no Waze mais personalizada é definir qual será o combustível prioritário durante a exibição dos resultados. Dessa forma, se o seu carro for movido apenas a um tipo de combustível, você pode dispensar os demais.

Passo 1: com o Waze aberto, toque em “Meu Waze”, no canto inferior esquerdo da tela.

"Meu Waze" agrupa seus endereços, trajetos, últimas viagens e outras configurações do app (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 2: toque no ícone de engrenagem, no canto superior direito da tela, para acessar as configurações do aplicativo.

Abra as configurações do Waze tocando no ícone de engrenagem (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 3: em “Preferências de direção”, vá na opção “Postos de combustível”.

Para alterar opções relacionadas a postos de combustível, é esse o caminho que você deve fazer (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 4: toque em “Combustível preferido”.

Nesta secão, você ainda pode escolher seus postos preferidos, como também já deixar habilitada a opção para exibir postos de acrdo com os preços (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Passo 5: haverá quatro opções. As duas primeiras, “Comum" e “Aditivada”, correspondem à gasolina e álcool presentes em qualquer posto de combustível. Se esse for o seu caso, marque a opção que corresponde ao seu veículo. As outras duas opções são para “Etanol" e “Diesel”.

Escolha qual combustível você quer que o Waze dê preferência na exibição de resultados (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Fácil, não? Embora o combustível não esteja com preços tão em conta nos últimos meses, ninguém quer desperdiçar dinheiro sabendo que poderia abastecer o carro em um posto com valores mais baratos, não é mesmo?

Só lembrando que, como esse recurso é atualizado todos os dias pelo Waze, vale ficar de olho para saber se os preços do seu posto favorito sofreram alteração. Assim, você pode compará-los com mais frequência e economizar quando for encher o tanque.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.