Amazon mostra força da Alexa como marca mais desejada de casa inteligente
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

A Amazon foi a grande vencedora nas categorias "Melhor assistente de voz" e "Produtos para casa inteligente" do 6º Prêmio Canaltech, batendo em ambos os casos outros gigantes do setor, como Google (Google Assistente e Google Nest) e Apple (Siri e Apple HomePod). O assistente virtual ganhou muito destaque nos últimos anos, impulsionado pela popularização dos eletrodomésticos e produtos compatíveis com o conceito de casa inteligente.
A Alexa é uma assistente virtual desenvolvida a partir de inteligência artificial criada pela Amazon. Lançada em 2014, funciona integrada aos alto-falantes da marca (Echo), em conversores de TV digital (Fire), em aparelhos inteligentes e como um aplicativo independente.
No Brasil, a Alexa chegou em 2019, pouco após o lançamento do streaming Amazon Prime, em uma estratégia da gigante do comércio eletrônico de expandir seus serviços para mais localidades. O serviço consegue entender comandos em português e dar respostas coerentes às solicitações feitas pelos usuários.
Skills e versatilidade
Com a vitória no voto popular, a Alexa repete a conquista pelo quarto ano consecutivo e se consolida como a queridinha no mercado brasileiro. Suas capacidades distintas, que vão de definir alarmes e informar sobre o trânsito a pesquisar na internet e até mesmo controlar a sua casa conectada, parecem ter caído nas graças da população.
Uma das maiores vantagens do serviço é a sua ampla compatibilidade com vários produtos, bem como a liberdade de criação de skills, que permitem a automação de tarefas sem precisar de amplo conhecimento técnico. Você pode programar a execução de rotinas para quando chega do trabalho ou assim que levanta, como acender as luzes, ligar o ar-condicionado do seu quarto ou recepcionar suas visitas.
Para conhecer todos os vencedores do 6º Prêmio Canaltech, é só acessar o site oficial da premiação. Confira no vídeo abaixo como foi a premiação: