Amazon pode lançar geladeira inteligente que identifica alimentos em falta
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A Amazon está com planos de trazer ainda mais produtos para dentro das casas, e deverá apresentar em breve uma geladeira capaz de identificar seu conteúdo interno e sugerir compras automáticas quando alimentos estiverem em falta.
- Como devolver um produto na Amazon e pedir reembolso
- Amazon anuncia robô doméstico com Alexa capaz de interagir com pessoas
- Como bloquear a tela do Kindle com senha
O serviço funcionaria em conjunto com o Amazon Go, a série de lojas de conveniência da companhia americana, mas a geladeira também poderia indicar produtos da Whole Foods e do Amazon Fresh, ambas marcas subsidiárias — ou seja, a Amazon planeja aumentar ainda mais a sua divisão de supermercados. Além disso, o produto também poderá recomendar receitas com base no tempo em que as comidas estão paradas dentro do refrigerador, o que pode ser útil caso algo esteja próximo da data de vencimento.
É bem provável que a geladeira também traga integração completa com a Alexa de forma nativa, sem a necessidade de dispositivos paralelos. Naturalmente, a assistente virtual da Amazon também poderá fazer funções via comandos de voz nos produtos Echo, assim como em televisões ou outros eletrônicos compatíveis. De forma particular, a linha Echo Show também deverá receber atualizações de software para permitir integração com as funções do refrigerador por meio de toques na tela.
De acordo com fontes internas, a Amazon não planeja montar as geladeiras, e deve terceirizar a função para outra marca. Mesmo assim, a companhia está investindo por volta de 50 milhões de dólares (cerca de R$ 273 milhões, em conversão direta) por ano no projeto. A comercialização da geladeira ainda não está confirmada, mas caso ela chegue às lojas, provavelmente não será barata.
O conceito não é exatamente novo, já que a Samsung vende produtos semelhantes desde 2016 e sua conterrânea LG também vem apostando alto no mercado de eletrodomésticos conectados. Porém, ambas as marcas dependem de integração com serviços de terceiros para realizar as tarefas que a Amazon planeja implementar dentro de seu próprio ecossistema, o que daria uma vantagem para a gigante do varejo.
A Amazon já vem investindo em soluções tecnológicas para os seus mercados e lojas de conveniência há pelo menos dois anos. A rede Amazon Go traz um recurso chamado Just Walk Out, em que sensores conseguem identificar as compras dentro do carrinho, e as cobranças são feitas diretamente na conta no momento em que o cliente deixa a loja. É possível que membros desse projeto também estejam envolvidos no desenvolvimento da geladeira.
Infelizmente, um prazo para o lançamento do produto não foi revelado, restando aguardarmos por novas informações.
Fonte: Engadget