Publicidade

Zeekr tem hub tecnológico e “ajuda do espaço” para encarar Porsche

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Zeekr
Divulgação/Zeekr

O Brasil ainda está se acostumando com o mercado de carros elétricos e se familiarizando com as marcas que desembarcam quase que diariamente por aqui, boa parte delas de origem chinesa. Por isso, muitos consumidores podem não ter ouvido falar da Zeekr.

No que depender da estratégia dos executivos da marca, porém, colocar a Zeekr “na boca do povo” é apenas questão de tempo. Afinal, a fabricante, carinhosamente chamada de “prima chinesa da Volvo” (por também fazer parte do Grupo Geely), garante que tem atributos de sobra para brilhar no país.

Em comunicado enviado para a reportagem do CT Auto, a marca chinesa detalhou alguns pontos que, na visão da alta cúpula, colocarão a Zeekr como um player importante no segmento automotivo do Brasil. E não para rivalizar com GWM, BYD ou outras marcas chinesas que já estão por aqui. A ideia é brigar em “outro patamar”, com Porsche, Audi, Mercedes e demais representantes do segmento premium.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A Zeekr está dentro de um hub tecnológico que permite um desenvolvimento muito rápido. Ela consegue desenvolver um carro em menos de três anos, enquanto uma montadora tradicional leva entre cinco e seis anos para concluir o mesmo processo”, adiantou a marca.

Volvo, Lotus e “ajuda do espaço” são armas da Zeekr

A confiança da Zeekr em se tornar reconhecida como marca premium no Brasil e, assim, rivalizar com Porsche, Audi, Mercedes e demais expoentes do segmento, está ligada aos alicerces que circulam a marca chinesa.

No comunicado enviado ao CT Auto, a empresa ressaltou que pode buscar junto a Lotus, Volvo e Jim Space um conjunto de tecnologias que outras marcas, por não fazerem parte do Hub, não têm acesso.

Além de tudo o que a empresa chinesa listou no comunicado enviado ao CT Auto, outros pontos que se destacam são a plataforma SEA, uma das mais modernas do mundo (a mesma do Volvo EX30), o processo de manufatura 5G das fábricas e, claro, o preço. Segundo a marca, embora ele seja mais elevado no comparativo com os demais rivais chineses, ele se posiciona como “muito atrativo” em relação ao segmento premium.

Continua após a publicidade

Parcerias de peso impulsionam a Zeekr

Além do hub tecnológico que faz da Zeekr uma marca diferenciada, a montadora chinesa ressaltou que os demais fornecedores que a cercam são todos “Tier One”, ou seja, da “primeira prateleira” em suas respectivas atividades.

Algumas das marcas que acompanham a nova candidata a fenômeno no segmento automotivo brasileiro são:

  • Continental (Pneus)
  • CATL (Baterias)
  • Bosch (Componentes eletrônicos)
Continua após a publicidade

“O próprio desenvolvimento da bateria também é uma holding interna, ou seja, o centro de design fica na Suécia, o designer da Zeekr é um ex-Bentley, então, quando você junta isso tudo, você coloca a Zeekr no contexto muito competitivo”, finaliza a marca.

E aí: Empolgado para ver os carros da Zeekr por aqui, canaltecher? Então fique ligado, pois o CT Auto embarca logo mais para a China para acompanhar as últimas novidades da marca, representar o Brasil em evento global e ter a honra de ser o primeiro veículo do país a dirigir um carro que chegará por aqui em 2025. Qual? Isso eu ainda não posso revelar, mas, em breve, conto para vocês.

Leia também:

Continua após a publicidade