Waymo anuncia carro totalmente autônomo em parceria com a Jaguar

Por Wagner Wakka | 29 de Março de 2018 às 09h41
Jaguar

A Waymo anunciou um novo modelo de carro autônomo em parecia com a Jaguar. Em apresentação na manhã desta quarta-feira (28), o CEO da empresa de tecnologia de direção autônoma, John Krafcik, apresentou o que considera o primeiro carro totalmente autônomo do mundo, o Jaguar I-PACE.

O veículo tem um ar esportivo e utiliza motor elétrico para movimentação. O projeto da Waymo é introduzir cerca de 20 mil unidades para implementação de transporte público autônomo encabeçado pela empresa nos próximos anos. De acordo com o CEO, isso permitirá a oferta de um milhão de corridas por dia. "Nós queremos construir um carro autônomo para cada passageiro e cada viagem", disse Krafcik. O automóvel ainda terá uma capacidade de bateria ainda maior para permitir que o carro ande o dia todo sem precisar ser recarregado.

O teste inicial da Waymo deve acontecer em Phoenix, nos Estados Unidos, com as 20 mil unidades rodando em um espaço de 160 quilômetros quadrados, o que representaria um sexto da região metropolitana da cidade. O CEO ainda demonstrou interesse em parcerias com empresas de fora dos EUA, embora não tenha especificado em quais montadores estaria mirando.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Waymo Jaguar I-PACE apresentado nesta quarta (Foto: Jaguar)

Momento ruim

O anúncio chega em um cenário complicado para os carros autônomos no mundo. Na semana passada, uma pedestre morreu atropelada por um veículo autônomo da Uber. Uma investigação preliminar da polícia da cidade de Tempe, no Arizona, concluiu que a Uber não tem responsabilidade sobre a morte. Por conta do acidente, nesta terça (27), a NVIDIA suspendeu temporariamente testes com direção autônoma em todo o mundo.

Krafcik chegou a comentar o acontecimento: “Hoje, estamos falando de avançar para o futuro com a tecnologia com que estamos muito confiantes, com o I-PACE, e a integração do nosso piloto [virtual] com o I-PACE é uma referência segura para o mundo”, afirmou. Com isso, disse que não tem intenção de parar os testes na Waymo.

Fonte: TechCrunch

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.