Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo XC40 x C40: Quais as diferenças entre os SUVs elétricos?

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Novembro de 2023 às 08h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

A Volvo está construindo um ótimo lineup de carros elétricos e tudo começou com o Volvo XC40, versão zero emissão do seu modelo mais vendido no Brasil. De lá para cá, o carro ganhou opções mais em conta, com apenas um motor, e um irmão coupé, o C40.

Ambos os SUVs elétricos são feitos sobre a mesma plataforma, a CMA, que tem origem mista entre a própria Volvo e a Geely, montadora chinesa que controla a empresa sueca há alguns anos. Essa base serviu para que os carros tivessem muito em comum, mas algumas diferenças podem saltar aos olhos.

A mudança no design do C40 proporcionou algumas alterações em termos de dinâmica e desempenho, bem como no habitáculo do carro. Além disso, a Volvo promoveu uma importante estreia na cabine do SUV, que afeta diretamente o conforto.

Continua após a publicidade

O Canaltech listou as diferenças mais marcantes entre o Volvo XC40 e o C40. Confira!

5. Detalhe interno no painel

O XC40 tem aço escovado com um dos materiais do seu interior. Esse material nobre foi posicionado no painel frontal e, também, nas portas, tornando a cabine bem luxuosa. O não menos luxuoso C40 tem uma pegada mais sustentável e recebeu placas emborrachadas e retroiluminadas, que retratam um parque da cidade de Estocolmo, na Suécia.

Continua após a publicidade

4. Autonomia

A mudança no design acarretou algumas alterações no comportamento dos SUVs. Com o formato coupé, o C40 teve um ganho aerodinâmico que lhe proporcionou melhor desempenho e autonomia em relação ao XC40, tanto na versão com dois motores quanto na com apenas o propulsor (agora) traseiro.

Vale lembrar que todos os modelos, seja o com motor único ou duplo, possuem a mesma bateria. No caso do XC40/C40 P8, as células têm 78 kWh, enquanto nos modelos P6, a capacidade é de 69 kWh.

Continua após a publicidade

Veja os números (ciclo WLTP):

  • C40 P8 - 440km
  • XC40 P8 - 420km
  • C40 P6 - 475km
  • XC40 P6 - 460km

3. Desempenho

Continua após a publicidade

Da mesma forma que o design influenciou na autonomia, o desempenho dos SUVs também teve leves alterações, com o C40 também conquistando uma performance superior, principalmente na variante com dois motores.

Segundo dados oficiais da marca, o Volvo C40 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7s, enquanto o XC40 faz o mesmo exercício em 4,9s. Na prática, de fato, sentimos o SUV coupé mais "liso", sobretudo na estrada. Nesse caso, o powertrain é de 408cv e 67,3 kgf/m

Nas variantes P6, com um motor, ambos fazem o 0 a 100 km/h em apenas 6,9s. Aqui, o motor entrega 241cv e 42,8 kgf/m.

Continua após a publicidade

2. Ajuste de suspensão

Apesar de serem fabricados sobre a mesma plataforma, o C40 e o XC40 possuem diferentes ajustes na suspensão, algo que só é perceptível após um bom tempo de uso com os modelos.

O SUV coupé tem um acerto mais firme, possibilitando curvas um pouco mais diretas e precisas. Já o XC40 vai mais pelo caminho do conforto, adotando cursos mais suaves.

Continua após a publicidade

1. Design

Obviamente, a diferença mais latente entre os SUVs elétricos da Volvo está no design. Enquanto o C40 adota uma carroceria no estilo coupé, o XC40 é mais tradicional, incorporando elementos de SUVs quadradinhos. Além disso, na dianteira, é possível notar que a peça do farol de neblina é diferente entre ambos.