Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo e Nvidia firmam parceria para desenvolver carros autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Abril de 2021 às 15h30

Link copiado!

Volvo
Volvo

A Volvo anunciou uma importante parceria com a Nvidia para expandir sua ação dentro do potencial mercado de carros autônomos. A montadora sueca vai utilizar a tecnologia Nvidia Drive Orin para alimentar o computador de direção autônomo nos modelos da próxima geração que a empresa vai lançar.

Com essa parceria, a Volvo se torna a primeira fabricante de automóveis com presença global a usar Nvidia Druve Orin em seus modelos, com base na nova geração da arquitetura de veículo modular, a SPA2, que chegará em breve. O primeiro carro a vir equipado com esse SoC será a próxima geração do Volvo XC90, SUV grande da marca e que faz enorme sucesso no Brasil.

Segundo a Nvidia, essa plataforma de inteligência artificial é capaz de operações de 254 tera (ou 254 trilhões) por segundo (TOPS), mais do que necessário para que veículos autônomos possam atuar sem maiores problemas. Essa tecnologia, aliás, vai atuar em conjunto com o software desenvolvido internamente e pela Zenseact, empresa de software de direção autônoma da Volvo, bem como sistemas de backup para direção e frenagem.

Continua após a publicidade

Outro ponto importante dentro do novo sistema da Volvo é a arquitetura SPA2, que estará pronta para receber o hardware de condução autônoma desde o início da produção. O novo recurso de direção autônoma não supervisionado, Highway Pilot, será ativado automaticamente quando for verificado que é seguro para localizações e condições geográficas individuais.

É bom lembrar quem, dentro desse projeto, está, também, a tecnologia LiDAR, além de todo um sistema que permitirá atualizações over-the-air.