Publicidade

Volkswagen vai dispensar quase mil funcionários da fábrica em Taubaté

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen confirmou que fará a dispensa temporária, em regime de layoff, de 800 dos cerca de 3.100 funcionários que trabalham na planta da montadora em Taubaté, cidade situada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

De acordo com nota publicada no site do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a medida entrará em vigor no próximo dia 1º de agosto e poderá se estender por um período de dois a cinco meses.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os motivos alegados pela Volkswagen para a dispensa temporária de praticamente um quarto do quadro de colaboradores é a mesma que impactou outras plantas da fabricante no primeiro semestre de 2023: reduzir o volume de produção para se adequar à baixa procura do mercado.

“Infelizmente, a taxa de juros, a Selic, continua em 13,75% e inviabiliza a venda de carros novos, já que dois terços dessas vendas são feitas por financiamento. Com isso, as montadoras têm enfrentado um acúmulo de veículos em estoque nos pátios”, explicou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista.

Produção do Polo Track deve ser afetada

A ideia de reduzir a produção na planta de Taubaté foi tomada ainda no início de maio e já era para ter sido colocada em prática, mas foi postergada. Com isso, o Polo Track, que é produzido no local, conseguiu manter seus bons números e fechou o semestre como o segundo carro mais vendido do Brasil.

Agora, com a confirmação da aplicação do layoff a partir do dia 1º de agosto, as vendas do hatch podem ficar comprometidas. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da região, porém, ficou estabelecido no acordo coletivo que o Novo Gol seguirá nas linhas da fábrica e terá a companhia de um novo e inédito SUV a partir de 2025.

Fonte: Sindmetau