Volkswagen ID.7 | Sucessor do Passat tem autonomia absurda e muita tecnologia
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Volkswagen finalmente revelou ao mundo o sucessor do Passat: o VW ID.7, seu primeiro sedan elétrico e mais avançado modelo de sua linha zero emissão. O carro começa a ser vendido na Europa e China no segundo semestre de 2023 e EUA em 2024, com preço ainda a ser revelado.
- Volkswagen revela motor elétrico que vai equipar o novo ID.7
- Os 10 carros mais icônicos da Volkswagen
O sedan de porte médio/grande vai estrear o novo motor elétrico da montadora alemã, o APP550, que vai render 286cv, o mais potente da linha ID. Além disso, com já foi antecipado pelo Canaltech durante a CES 2023, o ID.7 pode ter uma autonomia de até 700km (padrão WLTP), dependendo da versão.
Esses números foram possíveis muito em função da nova plataforma do grupo Volkswagen, a MEB, que é a mais tecnológica e avançada dentro da empresa, e também do design do sedan, que tem coeficiente aerodinâmico de 0,23, lhe proporcionando mais eficiência.
"O ID.7 estabelece novos padrões de eficiência com base na matriz modular de acionamento elétrico (MEB). Nosso objetivo é um alcance de até 700 quilômetros de acordo com o método WLTP. Isso é possível graças a uma aerodinâmica muito boa e ao aumento significativo da eficiência nas áreas do trem de força e do gerenciamento térmico", disse Kai Grünitz, membro do conselho da Volkswagen e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ID.7.
Tecnologia e aspecto premium
A Volkswagen tratou o ID.7 como uma joia e, conforme havíamos adiantado em janeiro durante a CES 2023, a montadora deu um aspecto premium e ainda mais tecnológico ao sedan. Seu interior é o mais completo e diferente dentro da linha ID — e, se bobear, de todos os carros da Volkswagen.
Há uma enorme central multimídia com 15 polegadas, sistema de som premium da Harman Kardon de 700 watts e 14 alto-falantes, bancos dianteiros com massagem, assistente de voz e o novo programa de climatização adaptável, que se ajusta conforme a necessidade da cabine, considerando, inclusive, os raios de sol.
Já em termos de segurança e assistentes de condução, o VW ID.7 traz o pacote mais avançado da Volks, que foi desenvolvido pela CARIAD, setor de software da montadora. Além do já tradicional sistema ADAS, com alerta de colisão, piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego, há, também, o Travel Assist, com recursos inovadores que estreiam na linha ID.
Com o Travel Assist, o ID.7 é capaz de praticamente dirigir sozinho em estradas acima de 90 km/h, realizando trocas de faixa e desacelerações. Além disso, o sedan é capaz de estacionar e realizar balizas sem dificuldade, isso sem falar no sistema de navegação com realidade aumentada e no recurso que memoriza os últimos 50 metros do trajeto do carro, muito útil em estacionamentos lotados.
Volkswagen ID.7: Preço e disponibilidade
A Volkswagen ainda vai dar detalhes sobre versões e preços do VW ID.7. O sedan, contudo, será lançado na Europa e China no segundo semestre. Nos EUA, o sucessor do Passat será lançado em 2024.