Volkswagen começa a testar Kombi elétrica como "lotação autônoma"
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Volkswagen iniciou em Hannover, na Alemanha, os testes para usar a ID.Buzz, também conhecida como Kombi elétrica, em um serviço chamado de ridepooling. Apesar do nome rebuscado, ele nada mais é do que a corrida compartilhada, popular no Brasil com as vans de “lotação”.
- ID.4 | Volkswagen confirma seu primeiro carro elétrico no Brasil
- História do Volkswagen Gol | Por que ele fez tanto sucesso no Brasil?
A principal diferença, porém, é que a Kombi elétrica também será autônoma, ou seja, trabalhará sem motorista “humano”. Há, porém, a possibilidade de oferecer o serviço aos moldes tradicionais, com um piloto ao volante do veículo.
De acordo com uma reportagem do Auto Esporte, que foi a Hannover conferir de perto como funciona o serviço, a ID.Buzz será utilizada pela Moia Mobility e substituirá o atual veículo apelidado de “Pluto”.
Perto da aposentadoria, o Pluto é um veículo baseado na van Crafter, lançada pela Volkswagen em 2006, com velocidade máxima de 90 km/h e autonomia aproximada de 300 km por carga.
Atualmente há 565 “Plutos” elétricos (e-Crafter) rodando por Hannover e Hamburgo, e os passageiros interessados no serviço que futuramente utilizará a Kombi elétrica precisam, primeiro, baixar o aplicativo e se cadastrar na plataforma. Os custos da viagem e o valor dela são mostrados no app antes do chamado ser concluído.
Quando a ID.Buzz “invadirá” a Alemanha?
De acordo com a Moia, a expectativa é que a ID.Buzz substitua definitivamente os “Plutos” elétricos em 2025. Nesta data, a empresa criada pela Volkswagen espera ter expandido os serviços de “lotação autônoma” para 15 cidades na Alemanha.
O próximo passo, segundo revelou Christian Buhlmann, chefe de comunicações da área de veículos comerciais da Volkswagen ao Auto Esporte, é “provar que o modelo pode funcionar”, mas, de acordo com o representante da montadora, isso precisará ser feito gradativamente.