Você sabia que dá para usar carro elétrico como powerbank em apagões?
Por Danielle Cassita |

Recentemente, mais de 2 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica em São Paulo devido aos efeitos do ciclone extratropical que devastou a região sul do país. O que nem todos sabem, entretanto, é que muitos dos carros elétricos e híbridos têm a tecnologia V2L (Vehicle to Load), que permite carregamento de aparelhos diretamente a partir da bateria do veículo. Em outras palavras, é como se o carro se transformasse em powerbank.
- Ciclone extratropical leva fortes temporais a quatro estados
- Ciclone extratropical bagunça malha aérea e causa caos em aeroportos brasileiros
De forma resumida, o sistema opera com a ajuda de um adaptador que transforma a corrente contínua (DC) da bateria do carro em corrente alternada (AC), que é compatível com eletrodomésticos padrão. Depois, o cabo se conecta às entradas no carro e no aparelho desejado.
Vale lembrar que, para o processo ser seguro, é essencial que o equipamento V2L seja homologado pela montadora e tenha certificação do Inmetro. E, claro, é preciso também verificar as características do V2L antes de usá-lo em algum outro dispositivo.
Vantagens da "tomada sobre rodas"
Segundo Thiago Castilha é diretor da E-Wolf, companhia especializada em estações de recarga para carros, e explica que o ocorrido após o ciclone reforça uma vantagem pouco considerada na mobilidade elétrica: a possibilidade de usar os carros como fontes de energia em caso de emergência.
“O recurso permite manter eletrodomésticos essenciais energizados usando a bateria do próprio veículo. Isso inclui acender as luzes, manter alimentos e medicamentos refrigerados”, disse.
Leia também:
- Qual a diferença entre ciclone, tornado e furacão?
- Rajadas de 100 km/h | Ciclone extratropical causa ventania em partes do Brasil
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?