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VinFast | Como montadora problemática agora é a 3ª mais valiosa do mundo

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/VinFast
Divulgação/VinFast

Pouca gente no Brasil sabe, mas uma das montadoras de carros mais valiosas do mundo é do Vietnã. Trata-se da VinFast, empresa que chocou o mundo ao chegar nos Estados Unidos e, com sua abertura de mercado, já conseguir valer mais do que gigantes como Ford, BMW e General Motors.

Atrás somente da Tesla, com US$ 756 bilhões (R$ 3,7 trilhões na cotação atual) de valor de mercado, e da Toyota, que tem US$ 224 bilhões (R$ 1,1 trilhão), a VinFast arrecadou US$ 160 bilhões ao iniciar as vendas de suas ações e entrar na bolsa tecnológica dos EUA, a Nasdaq, no último dia 15 de agosto.

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Mas qual o motivo para uma empresa que, em tese, é desconhecida ser tão valiosa em tão pouco tempo? A resposta pode estar no tipo de produto que ela desenvolve e em quem ela deve mirar para concorrer — neste caso, os carros elétricos e a Tesla, referência mundial quando tratamos desse tipo de veículo.

O mais curioso é que alguns dos modelos que já foram avaliados pela mídia internacional receberam fortes críticas, isso sem falar na administração da companhia, que registrou prejuízo milionário em 2022.

VinFast: Do Vietnã para o mundo

A VinFast é uma empresa que faz parte do conglomerado VinGroup, a maior empresa privada do Vietnã. Fundada em 2017 para ser uma fabricante de carros essencialmente a combustão, logo a montadora mudou de ideia e viu nos carros elétricos a grande chance para uma guinada. Assim, desde 2021 ela fabrica veículos zero emissão em seu país natal, tanto para consumo interno quanto para exportação.

O problema é que seu produto à venda nos Estados Unidos, o SUV elétrico VF8, recebeu críticas pesadas dos nossos colegas norte-americanos e isso reflete (ou explica) o baixo número de vendas do crossover. No primeiro semestre, a empresa vendeu apenas 151 carros em todo o mundo. Isso, somado aos US$ 2,1 bilhões de prejuízo registrados em 2022, motivou a montadora de Pham Nhat Vuong, homem mais rico do país do sudeste asiático, a realizar a abertura de capital em solo estadunidense.

A arrecadação estrondosa de US$ 160 bilhões nos lotes abertos até o momento mostram que o mercado, de fato, busca pela empresa "anti-Tesla". Aquela que vai colocar a empresa de Elon Musk em maus lençóis. Atualmente, com o lineup da VinFast, isso está bem longe de ocorrer.

Planos para fábrica nos EUA e modelos à venda

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A ideia da VinFast é de inaugurar uma fábrica nos Estados Unidos até 2025. E isso, claro, deve vir junto de uma estratégia pesada de mercado para convencer o público dos EUA e de outros mercados de que a montadora sabe fazer carros ou que vai aprender com todo esse processo. Com dinheiro em caixa, investimentos em profissionais de design, engenharia e gestão devem dar à VinFast um upgrade para ser essa nova "anti-Tesla".

Atualmente, a VinFast trabalha apenas com um carro à venda no mercado americano, o VF8, um SUV de porte médio vendido em algumas versões, com destaque para a City Edition, com autonomia de 303km no ciclo EPA e motor elétrico de 407cv (há uma versão com 353cv). Em tese, são bons números, mas a construção, dinâmica e funcionamento do carro foram duramente criticados por jornalistas especializados dos EUA.

Para chegar no nível da Tesla e até de outras montadoras mais maduras na "arte" de fazer carro elétrico, a VinFast terá que trabalhar duro, mas o dinheiro para recomeçar chegou — e de maneira surpreendente.

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Com Informações: Seu Dinheiro, Inside EVs