Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vendas de carros elétricos superam as de carro a combustão na Europa pela 1ª vez

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Janeiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

Ernest Ojeh/Unsplash/CC
Ernest Ojeh/Unsplash/CC

As vendas de carros elétricos fecharam 2021 em alta no Brasil e, de quebra, fizeram história também na Europa. Segundo relatório do Financial Times, os emplacamentos totais de dezembro superaram os de veículos a combustão pela 1ª vez na história.

Os números apontaram que mais de um quinto dos carros vendidos em 18 países do continente, incluindo o Reino Unido, eram BEVs, ou seja, movidos exclusivamente por meio de baterias elétricas. Os carros a combustão, por sua vez, fecharam dezembro com menos de 19% das vendas.

Foram comercializados 176 mil carros elétricos entre os dias 1 e 31 de dezembro, alta de 6% no comparativo com o mesmo mês de 2020. Enquanto isso, os emplacamentos de carros a combusstão ficaram em 160 mil no período.

Continua após a publicidade

Um dos destaques de 2021 no segmento foi a Tesla. A montadora de Elon Musk driblou a crise dos semicondutores e entregou 309 mil carrros elétricos no último trimestre, entre setembro e dezembro.

Subsídios impulsionaram vendas de elétricos

Tesla, Volkswagen e demais montadoras tiveram o incentivo dos subsídios governamentais disponibilizados na Alemanha, França e outros países da Europa para impulsionar as vendas de carros elétricos em 2021.

Continua após a publicidade

Segundo o analista de mercado Matthias Schmidt, outro ponto de virada foi o comprometimento das marcas para reduzir suas pegadas de carbono em toda a frota e evitar multas:

“A marcha da morte do diesel vem se repetindo desde setembro de 2015, quando o 'Dieselgate' foi lançado pela primeira vez, fazendo com que a Volkswagen elaborasse os primeiros planos do ID.3 dentro de 30 dias após o escândalo vir à tona".

A marca alemã, aliás, foi outro destaque em vendas de carros elétricos no ano e contribuiu para o histórico número registrado em dezembro pelo segmento.

Segundo a Volkswagen, a venda de veículos da marca movidos a bateria cresceu de 4% para 7,4% no comparativo anual e respondeu por 19,3% das entregas totais da empresa na Europa, contra 12% de 2020.

Continua após a publicidade

Em números absolutos, isso significa que a Volkswagen entregou mais de 369 mil carros elétricos (73% mais que em 2020), sendo aproximadamente 106 mil VEHPs (Veículos Híbridos Elétricos Plug-in), com alta de 33%; e 263 mil veículos totalmente elétricos, um aumento de 97%.

Fonte: Financial Times, Volkswagen