Publicidade

Venda de carros elétricos cai 44% na Europa em agosto

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Serhiibobyk/Envato/CC
Serhiibobyk/Envato/CC

A União Europeia (UE) enfrenta seu pior momento na venda de carros desde o período pré-pandemia, em 2019. Grandes mercados como Alemanha, França e Itália puxaram a baixa que chegou a 18% em agosto. O segmento que mais sofre é o de carros 100% elétricos, que perdeu 43,9% das entregas.

Segundo a agência de notícias Reuters, os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) revelam a quarta queda mensal consecutiva nas vendas de veículos elétricos.

Com isso, fabricantes como Volkswagen, Renault e Stallantis falam em "ações urgentes" por parte de políticos da UE para evitar perdas maiores, quando novas metas de emissão de CO2 entrarem em vigor em 2025.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Elétricos caem, híbridos sobem

Em toda a Europa, a venda de veículos elétricos a bateria (BEV) caiu quase 44%, na comparação com agosto de 2023. Mas o desempenho foi ainda pior na Alemanha, com recuo de 69%. Na França, o tombo foi menor, com 33%.

Por outro lado, veículos híbridos simples (sem tomada de recarga) ganharam mercado, passando de 25% para quase 30% em 1 ano.

Já os modelos híbrido plug-in (que podem recuperar a bateria elétrica na tomada) também emplacaram menos unidades: queda de 22,3%.

Tesla foi quem mais sofreu

Entre as fabricantes com sedes em outros mercados, a norte-americana Tesla viu queda de 43% nas vendas em agosto, contra 27,5% da chinesa Saic.

Considerando as marcas europeias, o grupo Stellantis foi quem mais perdeu vendas, com queda de 29%. Volkswagen perdeu 14,8% e Renault caiu 13,9%.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*