Noruega é 1º país do mundo a ter mais carros elétricos do que a gasolina
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |

A Noruega alcançou um feito histórico global: registrou 754.303 veículos 100% elétricos, segundo dados divulgados pela Federação Rodoviária da Noruega de Estradas e Rodagem (OFV na sigla local). Com isso, o país se tornou o 1º do mundo a ter mais carros zero-emissão de poluentes do que carros a gasolina, que somam agora 753.905 unidades.
-
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
-
GAC | Veja quais carros marca chinesa pode trazer ao Brasil
-
Renault Niagara | Picape chega ao Brasil em 2026
Venda recorde de elétricos
Além da inversão na "balança", a Noruega apontou ainda que os modelos elétricos estabeleceram também uma participação recorde nas vendas em agosto, com 94,3% de todos os emplacamentos.
Segundo a agência AFP, foram 10.480 carros elétricos vendidos no mês, com liderança do Tesla Model Y (18,8%), seguido por Hyundai Kona e Nissan Leaf.
"É histórico, um marco que poucos previram há dez anos. A eletrificação da frota de carros está acontecendo rapidamente, e a Noruega está se movendo rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota de carros majoritariamente elétrica", afirmou o diretor da OFV, Oyvind Solberg Thorsen.
Veículos a combustão ainda predominam
Apesar do marco histórico e das vendas avançadas, é preciso levar em consideração que a Noruega é um dos maiores produtores e exportadores de petróleo e gás do mundo, além de ter um clima extremamente frio em boa parte do ano, bem como ser formado por terreno extremamente recortado.
Com isso, os veículos a diesel ainda são maioria no país, com 1,29 milhão de unidades, ainda segundo dados da OFV.
Ao todo, o país tem 2,8 milhões de automóveis, uma frota que parece pequena, mas representativa diante de seus 5,5 milhões de habitantes.
Esse, aliás, é o principal obstáculo à meta ambiciosa do país de ser a primeira nação do mundo a só vender carros 0km com motorização elétrica a partir de 2025.
Bilhões em incentivos
Iniciado em 1994, o plano da Noruega prevê isenções fiscais sobre carros elétricos, tanto para modelos a bateria (BEV), quando para aqueles movidos a célula de hidrogênio (FCEV).
O objetivo é antecipar regras da União Europeia para vendas de veículos elétricos e de emissão zero de poluentes em pelo menos 10 anos.
Segundo a agência alemã Deutsche Welle, apenas em 2023 foram 43 bilhões de coroas norueguesas (equivalente a R$ 22,4 bilhões) em incentivos.
Fonte: Deutsche Welle e AFP