Veja como é o avião que caiu com 242 pessoas na Índia
Por Lucas Parente | •

Na manhã desta quinta-feira (12), um avião com 242 pessoas caiu na cidade de Ahmedabad, na região oeste da Índia. A queda aconteceu logo após a decolagem, muito próxima ao Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel.
- Perigo no ar: como os balões podem causar tragédias aéreas
- Avião 3 vezes maior que o Cristo Redentor é para poucos; entenda
A aeronave responsável pelo voo era um Boeing 787-7 Dreamliner, com capacidade para 248 passageiros. O modelo foi lançado em 2011 e contava com mais de 57 m de comprimento, 60 m de envergadura e 17 m de altura.
Operado pela Air India, o avião tinha como destino o Aeroporto de Gatwick, na cidade de Londres, Inglaterra. Das 242 pessoas presentes no voo, 232 eram passageiros e 10 eram tripulantes.
Há sobreviventes?
Inicialmente, as autoridades afirmaram que não haviam sobreviventes do acidente. Mas o jornal indiano "Hindustan Times" entrevistou um homem que afirma ter saído andando de dentro do avião logo após a queda.
Ele foi identificado como Vishwash Ramesh, de 40 anos, e foi confirmado pela polícia como o único passageiro vivo — até o momento. As autoridades ainda estão em busca de mais sobreviventes.
Vishwash afirma que a queda aconteceu apenas 30 segundos após o avião decolar. "Teve um barulho muito alto, e o avião caiu. Foi tudo muito rápido. Quando eu me levantei, havia corpos ao meu redor. Foi assustador. Eu me levantei e corri", afirmou ele.
Alguns vídeos que estão circulando pelas redes mostram Ramesh pelas ruas próximo às equipes de resgate. Ele aparenta ter apenas escoriações leve no rosto e ao redor do corpo. Segundo fontes locais, ele estava sendo na poltrona 11A.
Sobre a queda
Aaeronave perdeu força logo após a decolagem e ficou sem espaço para arremeter, forçando os pilotos a realizar um pouso de emergência. No entanto, não havia espaço livre, já que estavam sobrevoando uma área residencial.
O Boeing acabou caindo sobre uma faculdade de medicina, mais especificamente no refeitório do local. Segundo a reitora da universidade, Minakshi Parikh, pelo menos 5 estudantes morreram.
Diversos vídeos que circulam pela internet mostram a gravidade do acidente após a queda, com muitos destroços em chamas e propriedades destruídas. Há também imagens do momento da queda do avião. Confira a seguir.
Antes da queda, um alerta de emergência foi emitido pela tripulação para a torre de controle, mas já era tarde demais. Pelo aplicativo FlightRadar24, é possível ver que a comunicação entre a torre e o avião foi interrompida quando ele estava a 190 metros de altura.
Leia também:
- Companhia aérea famosa prepara volta após décadas parada
- Nova lei vai punir passageiros "apressadinhos" nos voos