Companhia aérea famosa prepara volta após décadas parada
Por Paulo Amaral |

Uma das companhias aéreas mais famosas do mundo, que virou até série de TV nos Estados Unidos, pode voltar a operar em um futuro próximo: a Pan American World Airways ou, simplesmente, Pan Am.
- Avião 3 vezes maior que o Cristo Redentor é para poucos; entenda
- Perigo no ar: como os balões podem causar tragédias aéreas
O retorno dessa gigante aos céus está sendo discutido após a parceria firmada entre a consultoria AVi8 Air Capital e a Pan Am Global Holdings, empresa detentora da marca da extinta companhia aérea.
A Pan Am encomendou uma pesquisa para estudar a viabilidade da retomada das operações da empresa na aviação comercial no atual cenário global. Para isso, serão analisados pontos como estrutura operacional e financeira, sustentabilidade, composição de frota e condições de mercado.
Craig Carter, CEO da Pan Am Global Holdings, afirmou, em comunicado à imprensa, que a iniciativa só terá sequência se resultar em uma abordagem sustentável que “preserve o legado da companhia e torne a Pan Am acessível às novas gerações de passageiros”.
História da Pan Am
A Pan Am foi fundada em 1927 e, durante décadas, simbolizou inovação e modernidade no segmento aéreo. A empresa foi pioneira no uso de novas tecnologias em voos, além de ter contribuído para o desenvolvimento de um dos aviões mais importantes da história, o Boeing 747.
A partir da década de 1970, por conta da crise do petróleo, a estratégia global foi reduzida e a Pan Am passou a focar mais no mercado doméstico, especialmente após a fusão com a National Airlines.
O surgimento de companhias aéreas menores, com preços mais acessíveis, acabou minando o poderio da Pan Am, que se tornou menos competitiva e acabou colapsando em 1991, após pedir falência.
Leia também:
Vídeo: O avião modular e sem janelas