Toyota Yaris Cross, o "anti-Tera", chega em 4 versões; confira os preços
Por Paulo Amaral • Editado por Bruno De Blasi |

Depois de uma série de atrasos, o último por conta de um ciclone que destruiu parte da fábrica no interior de São Paulo, em setembro, a Toyota finalmente conseguiu lançar de forma oficial o Yaris Cross, SUV compacto que chega para ser o “anti-Tera” da marca japonesa.
- Jeep Avenger com ChatGPT chega "quebrando tudo" no Salão do Automóvel
- BYD domina lista de híbridos mais econômicos do Brasil em 2025
Considerado o carro com maior potencial para brecar o crescimento do modelo da Volkswagen, que fechou o mês de outubro na liderança do ranking de emplacamentos de veículos 0km no Brasil, o Toyota Yaris Cross é um dos lançamentos mais aguardados do ano no mercado brasileiro.
O SUV compacto terá quatro versões disponíveis: duas com motor a combustão e duas híbridas-leve flex (HEV), com preços partindo de R$ 161.390,00 para a mais simples delas.
Assim como fez a Volkswagen no caso do Tera, a Toyota também preferiu focar na economia de combustível em detrimento do desempenho. Portanto, quem estiver procurando por potência pode ficar decepcionado com o Yaris Cross, já que o utilitário é um dos mais fracos do mercado nacional nesse quesito.
Toyota Yaris Cross: motorização
Como informamos acima, o Toyota Yaris Cross é um dos SUVs compactos menos potentes à venda no Brasil. A versão a combustão, com motor 1.5 aspirado flex sob o capô, entrega até 122 cv com etanol no tanque, com 15,4 kgf/m de torque. Para efeitos de comparação, ela é 12 cv mais fraca que a do Yaris tradicional, hoje fora de linha.
A variante híbrida leve, que combina o motor 1.5 flex a um elétrico de 80 cv, por sua vez, não passa de 111 cv de potência combinada. Isso é menos do que entregam, por exemplo, rivais como Nissan Kicks Play (113 cv) e o próprio Volkswagen Tera, que oferece 116 cv nas versões com motor 170 TSI.
A eficiência energética, por sua vez, promete compensar a falta de desempenho. Segundo a Toyota, o Yaris Cross a combustão tem médias de consumo entre 8,8 e 10,2 km/l com etanol no tanque (cidade e estrada) e entre 12,6 e 14,3 km/l com gasolina, nos mesmos parâmetros.
A versão HEV, por sua vez, pode rodar entre 10,8 e 15,3 km/l (estrada e cidade) quando abastecida com etanol, chegando a ótimos 15,3 a 17,9 km/l com gasolina, números que o colocam como o SUV compacto mais econômico do Brasil. Lembrando que, no caso dos carros híbridos, o consumo rodoviário costuma ser maior do que o urbano.
Toyota Yaris Cross: versões e preços
- Toyota Yaris Cross XRE: R$ 161.390,00
- Toyota Yaris Cross XRE Hybrid: R$ 172.390,00
- Toyota Yaris Cross XRX: R$ 178.990,00
- Toyota Yaris Cross XRX Hybrid: R$ 189.990,00
Leia também:
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
- Hyundai derruba preços do HB20 e Creta em clima de Black Friday
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?