Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota revela quando e onde vai lançar seu 1º SUV elétrico; veja

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Novembro de 2021 às 10h40

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

Você viu recentemente por aqui que o bZ4X, SUV 100% elétrico da Toyota, deixou de ser um protótipo para se tornar o primeiro da família de 7 veículos “Beyond Zero” que a marca japonesa pretende lançar no mercado até 2025. Nesta segunda-feira (1), a montadora confirmou o início da produção em série do carro, juntamente com novas fotos oficiais e, de quebra, a previsão de chegada dele aos Estados Unidos e à Europa.

De acordo com um comunicado publicado na versão europeia do site da japonesa, o bZ4X é o primeiro carro construído na nova plataforma dedicada BEV da empresa, baseado na filosofia e-TNGA e desenvolvido em parceria com a Subaru. “É um SUV espaçoso e confortável, disponível com um novo sistema de tração nas quatro rodas, que oferece manuseio e desempenho off-road líderes de classe com motores elétricos separados para cada eixo”, explicou a marca.

A ficha técnica do SUV 100% elétrico confirmou que ele terá uma bateria de 71,4 kWh, capaz de dar autonomia de 450 quilômetros, “dependendo do modo de condução”. Segundo a fabricante, a expectativa de vida é longa e, mesmo após 10 anos de uso, é esperado que ela opere com 90% do desempenho original.

Continua após a publicidade

De acordo com a Toyota, o bZ4X é compatível com carregadores de alta potência e, com 150 kW de carga rápida por corrente contínua, é capaz recuperar 80% da bateria em 30 minutos. Além disso, há também a inovação do teto solar (opcional). Segundo a fabricante, ele capta energia solar e pode gerar eletricidade para rodar o equivalente a 1.800 quilômetros por ano. “Assim, ele pode carregar em estacionamentos onde não há estações de recarga, e a energia solar pode ser usada para carregar em desastres ou outras emergências”, explicou a marca.

Motorização e tecnologia

O bZ4X terá duas versões diferentes de motorização. A primeira delas, oferecida para quem comprar o SUV com tração dianteira, terá um motor único, de 150 kW, equivalente a 204 cavalos, com torque de 27,2 kgfm. Esse SUV poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, e terá velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Continua após a publicidade

A segunda versão sairá com dois motores de 80 kW, sendo um em cada eixo. Quem optar por essa variante, terá 160 kW, ou 214 cv de potência, com torque de 34,2 kgfm e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, com velocidade máxima também limitada a 160 km/h.

A tecnologia embutida no bZ4X foi construída pela Toyota em cima do lema que ela rotulou de “mãos no volante, olhos na estrada”. Isso explica a opção dada pela montadora para um volante chamado “Punho One-Motion”, que tem forma semelhante aos adotados na Fórmula 1, proporcionando uma visão melhor do painel de controle e ampliando o espaço para as pernas dos motoristas.

Continua após a publicidade
“O princípio de "mãos no volante, olhos na estrada" é apoiado pelo cockpit centrado no ser humano, no qual o instrumento TFT de sete polegadas e a tela de informações ficam diretamente na linha dos olhos do motorista, acima da linha do volante, de modo que os medidores podem ser visualizados com mínimo movimento dos olhos”.

Data de estreia

A principal novidade da Toyota nesta segunda-feira, no entanto, foi a confirmação da data de estreia do bZ4X nos mercados europeu e estadunidense. Segundo a montadora japonesa, o primeiro SUV 100% elétrico da marca será oficialmente lançado em meados de novembro nos Estados Unidos e no dia 2 de dezembro na Europa, com o início das reservas online acontecendo logo na sequência (mas ainda sem uma data exata).

Continua após a publicidade

A Toyota ainda não deu dicas, no entanto, de quanto o bZ4X irá custar, mas, por se tratar de um SUV do porte da RAV4, que na Europa custa o equivalente a R$ 214 mil, dá para projetar que, se desembarcar no Brasil, o preço certamente será bem salgado. A empresa também adiantou que o bZ4X chegará em breve para os consumidores da China e do Japão, mas não falou nada sobre o Brasil ou outros países da América do Sul.

Fonte: Toyota