Toyota revela quando e onde vai lançar seu 1º SUV elétrico; veja
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Você viu recentemente por aqui que o bZ4X, SUV 100% elétrico da Toyota, deixou de ser um protótipo para se tornar o primeiro da família de 7 veículos “Beyond Zero” que a marca japonesa pretende lançar no mercado até 2025. Nesta segunda-feira (1), a montadora confirmou o início da produção em série do carro, juntamente com novas fotos oficiais e, de quebra, a previsão de chegada dele aos Estados Unidos e à Europa.
A tecnologia embutida no bZ4X foi construída pela Toyota em cima do lema que ela rotulou de “mãos no volante, olhos na estrada”. Isso explica a opção dada pela montadora para um volante chamado “Punho One-Motion”, que tem forma semelhante aos adotados na Fórmula 1, proporcionando uma visão melhor do painel de controle e ampliando o espaço para as pernas dos motoristas.
“O princípio de "mãos no volante, olhos na estrada" é apoiado pelo cockpit centrado no ser humano, no qual o instrumento TFT de sete polegadas e a tela de informações ficam diretamente na linha dos olhos do motorista, acima da linha do volante, de modo que os medidores podem ser visualizados com mínimo movimento dos olhos”.
Data de estreia
A principal novidade da Toyota nesta segunda-feira, no entanto, foi a confirmação da data de estreia do bZ4X nos mercados europeu e estadunidense. Segundo a montadora japonesa, o primeiro SUV 100% elétrico da marca será oficialmente lançado em meados de novembro nos Estados Unidos e no dia 2 de dezembro na Europa, com o início das reservas online acontecendo logo na sequência (mas ainda sem uma data exata).
A Toyota ainda não deu dicas, no entanto, de quanto o bZ4X irá custar, mas, por se tratar de um SUV do porte da RAV4, que na Europa custa o equivalente a R$ 214 mil, dá para projetar que, se desembarcar no Brasil, o preço certamente será bem salgado. A empresa também adiantou que o bZ4X chegará em breve para os consumidores da China e do Japão, mas não falou nada sobre o Brasil ou outros países da América do Sul.
Fonte: Toyota