Toyota quer lançar carro elétrico com câmbio manual e embreagem
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Você que acompanha o Canaltech possivelmente já leu a respeito do câmbio dos carros elétricos e sabe um pouquinho sobre como ele funciona. A Toyota, no entanto, está disposta a inovar, introduzindo no segmento um modelo com transmissão manual e embreagem.
Pelo menos foi isso o que o pessoal do BZ Forums afirmou ao descobrir várias patentes registradas recentemente pela montadora de veículos japonesa junto ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos.
Segundo o documento, datado de 10 de fevereiro de 2022 e que conta com a assinatura de sete “inventores” (engenheiros de desenvolvimento, no caso), a Toyota está desenvolvendo um controlador capaz de alterar o torque do carro elétrico para deixá-lo “mais parecido” com veículos a combustão.
Atualmente, os dois únicos modelos de carros elétricos que contam com mais de uma marcha (mas não com pedal de embreagem) são o Audi E-Tron GT e o Porsche Taycan, mas a função dessas marchas extras é diferente daquilo que a Toyota pensa em introduzir em alguns de seus carros no futuro.
“Falso” câmbio e “falsa” embreagem
A Toyota diz, em trechos das patentes, que pode utilizar pedais de embreagem e alavancas de câmbio físicas em seus futuros carros elétricos, mas que eles seriam, na verdade, “falsos”, pois não teriam uma função efetiva.
Ou seja: eles simulam um carro manual, mas não precisam ser acionados para que a emoção deste tipo de condução seja reproduzida. Parte das patentes explica como seria o funcionamento do câmbio e da embreagem manuais nos carros elétricos da seguinte forma:
“O controlador do veículo elétrico é configurado para controlar o torque do motor elétrico usando um modelo baseado em câmbio manual com base na intensidade de operação do pedal do acelerador, a intensidade do pedal da pseudo-embreagem e a posição de deslocamento do pseudo-calibrador usado pela operação do atuador da força de reação.”
A colocação do termo “falso” tanto para o câmbio quanto para a embreagem fica mais clara na segunda parte da explicação, encontrada em outro segmento de uma das patentes registradas pela Toyota:
“O controlador é configurado para armazenar a característica da força de reação de deslocamento simulando a característica dessa força de acordo com a operação do acionador de deslocamento. Em seguida, o controlador é configurado para dosar a entrega da força de reação de deslocamento pelo gerador de acordo com a operação do pseudo-calibrador, usando o perfil força de reação de deslocamento armazenada”.
Vale lembrar que Akio Toyoda, presidente da Toyota, é um apaixonado por carros esportivos e recentemente prometeu inovações justamente para essa linha da montadora no segmento elétrico.
Fonte: Inside EVs, BZ Forums