Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota Etios deixa de ser feito no Brasil para dar lugar ao Yaris Cross

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Agosto de 2023 às 10h40

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

O Toyota Etios saiu de linha no Brasil em 2021, mas seguiu na linha de produção da planta da montadora em Sorocaba, interior de São Paulo, para ser exportado aos países vizinhos da América do Sul. Agora, o modelo teve sua aposentadoria definitiva confirmada pela fábrica.

Em comunicado enviado à reportagem do Canaltech, a montadora japonesa revelou a data em que o Etios sairá de cena, tanto em sua versão hatch quanto na variante sedan: 31 de agosto de 2023.

A Toyota revelou que resolveu tirar o Etios de cena por questões estratégicas: abrir lugar na linha de produção da planta de Sorocaba para um novo e inédito SUV, que será dotado de motorização híbrida flex.

Continua após a publicidade
“A decisão foi tomada em função da preparação da companhia para a introdução de um novo modelo compacto híbrido flex, que será comercializado no mercado nacional e regional, o que fará que seja necessário um ajuste na linha de produção da fábrica de Sorocaba”.

A aposentadoria do Etios não implicará em redução do quadro de funcionários. Segundo a Toyota, os empregos de quem faz parte da linha produtiva do carro compacto estão garantidos, pois “a fabricante tem flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de acordo com a demanda interna e externa e com as movimentações de mercado”.

História do Etios

O Toyota Etios foi vendido no Brasil entre 2012 e 2021, ano em que passou a ter sua produção em Sorocaba exclusivamente voltada para exportação. Segundo a montadora, o carro “desempenhou um papel fundamental no portfólio, promovendo os atributos de qualidade, durabilidade e confiabilidade dos automóveis produzidos no Brasil”.

Os números divulgados pela Toyota mostram que o Etios, embora jamais tenha figurado no top 10 de carros mais vendidos do ano no Brasil, pode ser considerado um case de sucesso. Ao todo, foram 680 mil unidades produzidas, 240 mil delas exportadas para países vizinhos.

“Os vários aprimoramentos do Etios ao longo dos anos foram essenciais para a Toyota ser mais sensível à voz dos clientes, por meio de investimentos constantes para oferecer a eles um produto que se encaixasse perfeitamente à sua experiência de propriedade”, concluiu a marca.

Continua após a publicidade