Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota desenvolve novo sistema de mapeamento para carros autônomos

Por| 01 de Março de 2019 às 07h55

Link copiado!

Toyota
Toyota
Tudo sobre Toyota

Um dos maiores desafios para a implantação de carros autônomos é mapear exatamente todos os trajetos por onde esses veículos irão circular. Ainda que eles tenham que estar preparados para mudanças repentinas no fluxo (como um pedestre atravessando a rua correndo ou um acidente que provoca um congestionamento repentino), quanto mais detalhados forem os mapas das ruas e estradas por onde o veículo circulará, menores as chances de acontecer qualquer incidente durante o percurso.

O maior problema é que, hoje, esse mapeamento é feito somente por carros especiais com equipamentos específicos e que precisam circular extremamente devagar para capturar todas as minúcias do trajeto — o que torna o processo extremamente demorado. Mas a Toyota e a Carmera, empresa especializada na criação de mapas de navegação 3D em tempo real, podem ter uma solução.

As empresas estão colaborando no desenvolvimento de um novo sistema que utiliza câmeras de vídeo comuns do tipo dashcam (aquelas usadas por carros de polícia ou motociclistas para gravar tudo o que acontece na estrada) para fazer esse mapeamento. Como essas câmeras já são projetadas para serem usadas em veículos em movimento, elas possuem um melhor sistema de estabilização de imagens e conseguem gravar com qualidade HD todos os detalhes da estrada sem a necessidade de o veículo andar quase se arrastando, o que pode tornar muito mais rápido o mapeamento de cidades.

Por enquanto, as empresas já confirmaram que irão testar o sistema mapeando todas as ruas de Tóquio durante os próximos meses, criando um mapa digital que reconhecerá a existência de placas de trânsito, semáforos e qualquer outro detalhe que um veículo autônomo precisa ter para operar corretamente.

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe exatamente o que a Toyota fará com o mapa assim que o projeto for finalizado, mas a empresa já afirmou que acredita que o sucesso do empreendimento será o primeiro passo para um sistema de mapeamento em tempo real que possa ser instalado em todos os tipos de veículos autônomos, permitindo que eles se comuniquem sobre problemas na estrada e refaçam suas rotas durante o próprio trajeto.

Fonte: Engadget