Publicidade

Toyota Camry 2025 aposenta motor V6 em nova geração híbrida

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

Sedan mais vendido da marca nos Estados Unidos, o Toyota Camry apresentou sua nona geração com uma grande novidade: o fim das versões com motorização apenas a combustão, incluindo a que tinha o tradicional V6 sob o capô.

A marca japonesa quer rejuvenescer o sedan e, para isso, anunciou que o carro terá apenas variantes híbridas de agora em diante, seja nos modelos com tração dianteira, seja nas versões com tração integral, todas produzidas na plataforma TNGA-K.

“Como parte do esforço da Toyota para fornecer eletrificação para todos, o Toyota Camry 2025 será um Veículo Elétrico Híbrido (HEV) exclusivamente, oferecendo uma combinação de potência e eficiência de combustível pronta para enfrentar a condução diária”, informou a marca em comunicado oficial.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Camry híbrido fica mais potente

A Toyota revelou que a saída da opção com motor V6 da linha 2025 não significa que o sedan grande da marca ficará menos potente. Pelo contrário. A marca explicou que os engenheiros ajustaram o novo sistema HEV em velocidades mais baixas para reduzir as rotações do motor e aumentar a potência da bateria de tração para “proporcionar aceleração e sensação de torque satisfatórias”.

O powertrain do Toyota Camry 2025 une um motor a combustão 2.5 de 4 cilindros com dois motores elétricos na versão com tração dianteira, que entrega 225cv de potência ao condutor — ante os 211cv da oitava geração. Na variante com tração integral, um terceiro motor elétrico é adicionado ao eixo traseiro, o que faz a potência subir para 232cv.

A capacidade das baterias do sistema híbrido do Toyota Camry não foi divulgada até o momento pela marca, mas sabe-se que elas serão de íons de lítio e terão garantia de até 10 anos ou 240 mil quilômetros (o que acontecer primeiro).

Design do Toyota Camry mudou pouco

Se em termos de motorização há novidades, no que diz respeito ao design a nova geração do Toyota Camry não está muito diferente da que já está rodando por aí. Na frente, a grade e os faróis finos seguem dando o tom.

Continua após a publicidade

A diferença é que o Camry 2025 tem luzes de rodagem diurnas (DRLs), faróis e lanternas traseiras em LED de série, além de novas opções de cores — Ocean Gem e Heavy Metal. Há a possibilidade de escolher pintura bicolor, com teto Midnight Black, além de estofamentos diferentes para cada uma das versões.

Segurança e tecnologia

O mercado dos Estados Unidos terá, ao todo, quatro variantes diferentes do Toyota Camry 2025: SE, LE, XSE e XLE. Independentemente da versão, o sedan japonês sairá de fábrica com o pacote Safety Sense 3.0, que inclui:

Continua após a publicidade
  • Sistema de Pré-Colisão com Detecção de Pedestres
  • Controle de cruzeiro por radar dinâmico de faixa de velocidade total
  • Alerta de saída de faixa com assistência de direção
  • Assistente de rastreamento de faixa
  • Road Sign Assist
  • Farol Alto Automático
  • Assistência Proativa à Condução

As versões topo de linha, XSE e XLE, oferecem ainda assistência a engarrafamentos, alerta de tráfego cruzado dianteiro, assistência à mudança de faixa, monitor de visão panorâmica e assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com frenagem automática.

Camry 2025 confirmado no Brasil

Continua após a publicidade

A Toyota já confirmou há algum tempo que a nova geração do Camry será vendida no Brasil para rivalizar com o também recém-remodelado Honda Accord — já testado pela reportagem do Canaltech.

A marca não revelou, porém, nada sobre preços, tampouco qual (ou quais) serão as versões vendidas por aqui. Espera-se, porém, que o sedan grande chegue em sua variante mais completa, mesmo que com poucas unidades, já que atende a um nicho específico, e pequeno, de clientes.