Publicidade

The Beast | Conheça o carro à prova de ataques do presidente dos Estados Unidos

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Customs USA/Wikipedia/CC
Customs USA/Wikipedia/CC

Os carros utilizados pelos presidentes de qualquer país precisam oferecer aos chefes de Estado a maior proteção possível. No caso dos Estados Unidos, uma das nações mais poderosas do mundo, que já teve um presidente assassinado, o cuidado é ainda maior.

O mais recente modelo que equipa a frota presidencial estreou com Donald Trump em 2018. Hoje utilizado por Joe Biden, o carro é o exemplo mais claro disso, e sua imponência fica clara já no apelido que recebeu: The Beast ou, em bom português, A Besta.

As especificações exatas não são divulgadas pela Casa Branca, por motivos óbvios, mas o que já foi descoberto a respeito do veículo mostra que o apelido que ele recebeu não é nenhum exagero.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A “Besta” não tem apenas uma blindagem capaz de segurar tiros, granadas e até pequenos mísseis — o que, por si só, já seria impressionante. O carro à prova de ataques do presidente dos EUA é uma espécie de quartel sobre rodas, preparado para encarar as mais diversas situações de emergência.

Como é o The Beast?

O carro à prova de ataques utilizado pelo presidente dos EUA é um Cadillac One construído sobre o chassi de uma picape Chevrolet Kodiak, da General Motors, para, assim, se tornar uma espécie de Cadillac XT6 alongado — uma autêntica limusine super-blindada.

Os materiais usados para proteger a lataria incluem aço, alumínio e cerâmica, com cerca de 20 milímetros de espessura, além de janelas com vidros multicamadas de 12,7 centímetros. O peso é similar ao de uma porta de um jato 757 e chega a 9 toneladas.

Os pneus são do tipo run-flat, à prova de furos, e o tanque de gasolina é todo envolvido com uma espuma especial, que impede incêndios. A parte traseira do carro, local em que o presidente e a primeira-dama ficam acomodados, é totalmente selada, separada da cabine dianteira e protegida contra ataques químicos. Por isso, é conhecida como “casulo” e não pode ter o vidro aberto — apenas o do motorista tem tal função.

Para dar conta de mover as 9 toneladas, o The Beast tem sob o capô um motor V8 de 6.5 litros. A força é a principal característica do carro, que não ultrapassa 96 km/h. Para compensar a falta de velocidade, a comitiva do presidente dos Estados Unidos conta com “cópias” do carro no comboio, ambas com a função de serem “cobaias” e confundirem possíveis agressores em caso de ataques.

Continua após a publicidade

Jay Leno revelou segredos da “Besta”

Apesar de muitas das especificações do The Beast seguirem guardadas de maneira sigilosa, o apresentador Jay Leno, lenda da TV nos Estados Unidos, conseguiu mostrar um pouquinho mais do carro utilizado pelo presidente em seu canal do YouTube, Jay Leno’s Garage.

Leno contou com a ajuda de dois agentes do Serviço Secreto, Jay Nasworthy e Steve Abel, que deram mais detalhes sobre A Besta. Os que mais chamaram a atenção, sem dúvida, foram os equipamentos voltados para a segurança do presidente dos EUA, dignos dos melhores filmes da franquia 007.

Continua após a publicidade

O Cadillac presidencial conta com sistema de visão noturna 360º, disparador de gás lacrimogêneo e cortina de fumaça, maçanetas que podem ser eletrificadas e até um dispositivo que solta uma mancha de óleo para que um eventual perseguidor derrape na pista.

O The Beast, que pode acomodar até 7 pessoas no interior, conta ainda com tanques de oxigênio, linha direta com o Pentágono com acesso aos códigos nucleares, bolsas de sangue compatíveis com o do presidente, extintores de incêndio e internet nativa com alcance global. O custo de um carro à prova de ataques? Cerca de US$ 1,58 milhão — o equivalente a R$ 8,8 milhões.