Testamos os novos Jaecoo 5 e Jaecoo 8, novos SUVs que virão ao Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
De Wuhu, China - A série de test-drives oferecidos pela Omoda & Jaecoo para os jornalistas e empresários convidados para a viagem à China abrangeu todo o portfólio de carros que em breve chegarão ao mercado brasileiro.
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Depois de acelerar na lama o Jaecoo J7, o J8 e o J6 (que no Brasil perderãoo "J"), único ainda não totalmente certo para o nosso país, tivemos uma nova e desafiadora missão: ver como outros SUVs do line-up da marca pertencente a Chery se comportariam em uma pista molhada.
Composto por duas longas retas, o desafio a bordo do Jaecoo J8 PHEV e do recém-lançado Jaecoo J5 a combustão, era claro: arrancar para conferir o 0 a 100 km/h, encarar lombadas simuladas, retornar e dar o máximo novamente, com direito ao "desafio do alce" (desviar de um obstáculo na pista).
O sentimento foi distinto para cada um dos SUVs testados, mas dá para resumir em uma frase: o J8 é um "monstro ", mas o J5 precisa de um ajuste importante se quiser brigar por espaço com o Tiggo 5X no Brasil.
H2: Câmbio pode "matar" o Jaecoo J5
Apesar de contar com o ótimo motor 1.6 Turbo sob o capô, o mesmo que equipa o Tiggo 7 Pro, o câmbio automatizado com dupla embreagem não "casou " com a proposta do carro. Muito pelo contrário.
A transmissão faz o carro ter um delay preocupante e perturbador na aceleração e, claramente, "podou" o potencial de entrega que o motorista espera.
Esse ponto, aliado ao pé atrás que o consumidor brasileiro tem em relação ao câmbio automatizado, claramente podem transformar um potencial sucesso em iminente fracasso em tempo relâmpago.
O Jaecoo J8 PHEV, por sua vez, comprovou o que é opinião unânime entre os jornalistas do setor: as marcas chinesas dão um show quando o assunto é carro elétrico.
Jaecoo J8 é um "canhão "
O Jaecoo J8 PHEV tem no powertrain formado pelo motor turbo 1.5 TGDI e pelos dois elétricos, instalados um em cada eixo, seu ponto alto, mas não oferece "apenas" isso.
O "canhão" de tração integral, 605 cv de potência e 93,3 kgf/m de torque, é capaz de chegar do 0 absoluto aos 100 km/h em apenas 5,4 segundos. Além disso, mostrou uma estabilidade impressionante, e um poder de frenagem fundamental para um SUV com essas proporções.
A autonomia combinada do sistema híbrido também merece ser destacada, pois, com 34,46 Kwh, o SUV de 4,82 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, promete rodar até 160 quilômetros no modo exclusivamente elétrico, além de superar a barreira dos 1.300 km no total, de acordo com o ciclo chinês.
Por último, mas não menos importante, não há como deixar de citar o conforto do SUV, que é vendido em configurações com 5 ou 6 lugares, sendo que a última oferece assentos separados na fileira traseira, garantindo, assim, conforto, luxo e sofisticação extras ao modelo, que deve desembarcar por aqui no início de 2026.
O jornalista viajou à convite da Omoda & Jaecoo