Qual é a diferença entre câmbio automático e automatizado?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Responda rápido: câmbio automático e câmbio automatizado são exatamente a mesma coisa? Os nomes podem até ser parecidos — e o que eles entregam também —, mas, na verdade, a resposta correta para a pergunta é “não”, pois há diferença entre os dois tipos de transmissão.
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Antes de revelarmos qual é a diferença entre o câmbio automático e o automatizado (e já adianto que não são as letrinhas), temos que pontuar o que os dois tipos de transmissão para carros têm em comum, além do nome, que é bastante similar.
Tanto o câmbio automático quanto o automatizado dão ao motorista um conforto maior ao volante. Afinal, em ambos os casos ele dispensa o uso do pedal de embreagem para a troca de marchas.
Isso significa que o condutor de um carro automático ou automatizado precisa apenas frear e acelerar o carro, pois o sistema ajusta as engrenagens da transmissão à medida que a velocidade aumenta ou diminui. Bacana, não é mesmo? Agora vamos à diferença entre eles.
Câmbio automático x automatizado: a diferença
A diferença entre um carro com câmbio automático e um com câmbio automatizado é invisível a olho nu. Isso significa que, ao olhar somente para a alavanca, o condutor não terá como identificar qual é o tipo de transmissão que equipa o modelo.
A principal diferença, na verdade, está na estrutura do sistema. É por conta disso que eles acabam funcionando de maneira distinta em cada um dos tipos.
No caso do automático tradicional, a embreagem é substituída por um conversor de torque, sistema hidráulico que “joga” a força do motor para o câmbio de acordo com a aceleração do carro.
Há, também, o câmbio automático tipo CVT (transmissão continuamente variável). A principal diferença é que, nesse caso, não há marchas e as trocas são mais suaves, sem “soquinhos”. A economia de combustível também é maior nos carros com CVT.
Como funciona o câmbio automatizado?
No caso de um carro com câmbio automatizado, o funcionamento do sistema é bastante parecido com o de uma transmissão manual, com exceção da ausência do pedal de embreagem, como citamos anteriormente. Por conta disso, o custo dos modelos equipados com ele, assim como eventuais manutenções, tende a ser mais baixo.
O funcionamento do câmbio automatizado conta com um sistema eletro-hidráulico ou, em determinados carros, totalmente elétrico. No primeiro deles, são os sensores eletrônicos que, ao notarem a mudança de velocidade, enviam as informações para a troca de marcha para a caixa de embreagem por meio de um robô.
No câmbio automatizado 100% elétrico, diferentes motores elétricos acionam a embreagem, selecionam a marcha correta e efetuam a troca. No caso dos que contêm dupla embreagem, como o Renault Kardian, o funcionamento é mais ágil e confortável para o condutor.