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Tesla treina funcionários para convencer clientes a não reclamarem dos carros

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Agosto de 2023 às 08h00

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Charlie Deets/Unsplash/CC
Charlie Deets/Unsplash/CC
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A Tesla treinou uma equipe de funcionários para uma função que pode ser rotulada, no mínimo, de controversa. Segundo uma reportagem publicada pela Reuters, o aumento expressivo de reclamações de clientes insatisfeitos com a autonomia dos carros elétricos da marca levou a cúpula da Tesla a tomar uma decisão.

A montadora passou a treinar funcionários para, literalmente, convencer os clientes a desistirem de levar os carros para verificar o real estado das baterias. A tática utilizada para assegurar a desistência envolvia testes remotos falsos e mentiras ao telefone.

A agência de notícias obteve o relato do cliente Alexandre Ponsin, dono de um Tesla Model 3 ano 2021. Segundo Ponsin, ao reparar que a autonomia de seu carro não chegava nem à metade dos 568 quilômetros prometidos pela fabricante, ele ligou para a central de atendimento.

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Após ter explicado seu caso e agendado o serviço em um posto da Tesla na Califórnia, recebeu duas mensagens de texto da montadora. Na primeira, ele foi avisado que “diagnósticos remotos constataram que a bateria do carro estava boa” e, na segunda, foi informado que “gostariam de cancelar a visita”.

Tesla usa xilofone para comemorar

A “equipe da diversão”, apelido dado ao time especialmente treinado para convencer os clientes a não levarem seus carros Tesla para reparo do sistema de baterias, tinha uma maneira peculiar de comemorar o sucesso de suas “missões”.

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De acordo a Reuters, a cada cliente convencido a desistir de levar o carro para reparos eram usados xilofones para comemorar. O atendente responsável mutava o telefone, fazia o anúncio e, ao som de aplausos e xilofones, dançava para celebrar os cerca de US$ 1 mil economizados a cada desistência.

A agência de notícias afirmou ter procurado Elon Musk, CEO da Tesla, e outros departamentos da montadora de carros elétricos para comentar as denúncias, mas não obteve qualquer resposta. Vale lembrar que, por determinação do próprio executivo, a Tesla não dispõe de assessoria de imprensa ou departamento de relações públicas desde 2020.

Fonte: Reuters