Tesla pode abandonar de vez projeto de carro elétrico barato
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Tesla vive um verdadeiro dilema no que diz respeito a lançar ou não um carro elétrico barato para competir diretamente com modelos de marcas chinesas, em especial da BYD, que recentemente tomou a liderança em vendas globais das mãos da montadora.
Depois de retomar o projeto iniciado em 2020 e, mais uma vez, prometer tirar o Model 2 do papel, a empresa do bilionário Elon Musk parece ter mudado novamente de ideia. Segundo informações da Agência Reuters, a Tesla decidiu, ao menos até segunda ordem, engavetar novamente os planos de estrear no segmento de elétricos acessíveis.
Três fontes da montadora ouvidas pela reportagem informaram que a plataforma para carros menores e mais baratos fará sua estreia em breve, mas não para atender aos consumidores comuns, e sim para a produção de robotáxis autônomos, compactos e de menor custo para a Tesla.
O carro escolhido para a utilização como táxi autônomo seria justamente o Tesla Model 2, que deverá custar cerca de US$ 25 mil, bem menos que o carro mais acessível da Tesla disponível no mercado atualmente, o Model 3, que não sai por menos de US$ 39 mil nos Estados Unidos.
Reuters mente de novo, diz Musk
Elon Musk, CEO da Tesla, não deu qualquer informação a respeito da desistência da montadora em tirar da gaveta o projeto de um carro elétrico “popular”, mas criticou a agência de notícias em seu perfil no X (antigo Twitter).
O executivo afirmou, sem maiores explicações, que a Reuters estaria "mentindo de novo”. A postagem foi feita em forma de resposta a um post do perfil @zerohedge, que citava a mudança de planos da Tesla e a agência de notícias como fonte.
Logo após a veiculação da notícia sobre a mudança de planos, as ações da Tesla caíram 6% no mercado, e só recuperaram parte da baixa depois de Musk prometer, também em sua rede social, que os robotáxis sem motorista serão apresentados no dia 8 de agosto de 2024.
Fonte: Reuters