Publicidade

Tesla Cybertruck pode ter venda proibida na Europa

Por| Editado por Jones Oliveira | 12 de Janeiro de 2024 às 11h49

Link copiado!

Divulgação/ Tesla
Divulgação/ Tesla
Tudo sobre Tesla

A Tesla Cybertruck, badalada picape elétrica da montadora de Elon Musk, passou por uma série de problemas, ora por falta de semicondutores, ora por “capricho” do executivo, que acabaram atrasando seu esperado lançamento nos Estados Unidos.

Agora, pouco tempo após finalmente ter começado a ser entregue aos clientes que se dispuseram a pagar uma verdadeira fortuna na pré-reserva, a Cybertruck está envolvida em novas polêmicas, que podem levar até a proibição da venda da picape em território europeu.

Segundo reportagem da Reuters, o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes está preocupado com o impacto do veículo nas ruas e avenidas da região, especialmente no que diz respeito à segurança de ciclistas e pedestres. E quer vetar a presença da Cybertruck no Velho Continente.

Continua após a publicidade

“Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa. Um veículo deste tamanho, potência e enorme peso será letal para pedestres e ciclistas em caso de colisão”, disparou o órgão, em comunicado oficial enviado para a agência de notícias.

Design “diferentão” da Cybertruck preocupa

A principal preocupação do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes é por conta do tamanho avantajado da picape elétrica (5,68 m de comprimento x 2.03 m de largura x 1,79 m de altura x 3,80 m de entre-eixos)  e, principalmente, pelo design pouco usual, ou “diferentão” da Tesla Cybertruck.

Continua após a publicidade

O órgão alegou que os formatos diferentes do carro e as estruturas que “não se deformam como as convencionais”, além das dimensões avantajadas da picape, podem causar sérios danos se as pessoas forem atingidas e chocarem a cabeça contra a Cybertruck.

Pedro Pacheco, analista da Gartner na Alemanha, endossou, em entrevista para a Automotive News Europe, a preocupação do órgão, e acrescentou que a regulamentação europeia é mais rígida do que a que está em vigor nos Estados Unidos.

Ninguém da Tesla se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas o bilionário Elon Musk, CEO da montadora, respondeu a uma publicação do perfil Whole Mars Catalog na rede social X (antigo Twitter), que rotulou como bullshit (bobagem, em português) as argumentações do órgão europeu.

Continua após a publicidade

Segundo Musk, a Tesla tem certeza de que a Cybertruck será bem mais segura do que outras caminhonetes, “tanto para os ocupantes quanto para os pedestres”.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters, Automotive News Europe