Tesla Cybertruck ganha "clone" chinês, e ele é melhor do que pensávamos

Tesla Cybertruck ganha "clone" chinês, e ele é melhor do que pensávamos

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 01 de Dezembro de 2021 às 12h30
Divulgação/EdisonFuture

A Tesla segue sendo uma inspiração para empresas mundo afora e, mesmo na China, maior mercado de carros elétricos do planeta, ainda há espaço para mais inventividade — ou cópia descarada. A startup EdisonFuture criou um conceito de caminhonete eletrificada com design semelhante a da Tesla Cybertruck, modelo que está programado para chegar somente em 2023.

Segundo o pessoal do Futurism, a picape EF1-T foi apresentada no Los Angeles Auto Show 2021, que acabou no último dia 28 de novembro. O grande diferencial desse modelo com relação à picape da montadora de Elon Musk é a capacidade da recarga das baterias por meio da energia solar. Isso é possível graças às placas de energia fotovoltaica instaladas no teto do veículo.

A EdisonFuture garante que é possível garantir quase 60km de autonomia extra para a picape somente recarregando com energia solar e que a caçamba tem boa capacidade de carga (mesmo sem revelar qual, exatamente). Além disso, caso o usuário não esteja efetivamente levando algo no compartimento traseiro, há uma porta automática que também está equipada com painéis solares.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Paineis solares da EF1-T garantem mais autonomia para a picape elétrica (Imagem: Divulgação/EdisonFuture)

Em termos gerais, a EF1-T pode ser uma boa concorrente da Cybertruck. No site oficial do produto, as informações de desempenho revelam que o modelo pode fazer um 0 a 100km/h em apenas 4,5 segundos. Sua autonomia total também chama a atenção, com 600km de capacidade.

Por se tratar de um conceito, a startup chinesa não garantiu que a picape elétrica EF1-T será lançada oficialmente no mercado. Mas, a julgar pelo enorme atraso da Tesla Cybertruck, se a empresa se esforçar um pouquinho, talvez chegue até antes do modelo estadunidense.

Porte da picape impressiona, além do design futurista (Imagem: Divulgação/EdisonFuture)

Mas e a Tesla Cybertruck?

Depois de alterar mais de uma vez o cronograma para o início da produção da picape elétrica, a expectativa, agora, é que a Cybertruck comece a ser fabricada no último trimestre de 2022, o que adiaria as primeiras entregas para o início de 2023.

No Brasil, ela pode ser encomendada por meio do Grupo Osten pela bagatela de R$ 950 mil em sua variante topo de gama, com autonomia de 800 km, motor elétrico triplo e capacidade de carga de 1.500kgs.

Fonte: Futurism, EdisonFuture

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.