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Tarifaço vem aí: como ficam os carros chineses no Brasil?

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que os produtos brasileiros importados ao país vão receber uma tarifa de 50%. A medida começa a valer em 1º de agosto e deve dar impulso às montadoras chinesas, que já ocupam fatia considerável do mercado automotivo no Brasil

De fato, o Brasil não exporta veículos já montados para os Estados Unidos. Por outro lado, os componentes automotivos produzidos em território nacional (como motores e sistemas eletrônicos) são de grande importância para a produção global — inclusive nas montadoras norte-americanas. 

Por isso, especialistas consideram que o “tarifaço” pode, na verdade, acabar levando o Brasil a buscar parcerias comerciais alternativas — especialmente com a China. A projeção não é por acaso, já que as montadoras do país vêm expandindo seus investimentos por aqui.

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Carros chineses no Brasil

É por isso que Andrea Weiss, especialista em direito aduaneiro, suspeita que as barreiras comerciais impostas pelos EUA ao Brasil podem servir como incentivo para o avanço das montadoras chinesas no mercado brasileiro.

O que acontece é que a base de consumidores no Brasil combinada à demanda crescente por carros elétricos e determinações regulatórias tornam nosso país um destino estratégico para estas fabricantes. 

"Mesmo com a retomada gradual do imposto de importação sobre elétricos no Brasil, o país continua sendo visto como uma oportunidade. Aqui não há uma barreira geopolítica, como nos EUA”, explicou. 

Já Hisayoshi Kameda, especialista em negócios internacionais, acredita que o “tarifaço” pode render ainda mais investimentos da China no Brasil. Ele observa que as montadoras da China vêm montando fábricas e centros de pesquisa, e se preparam pra transformar o Brasil em uma verdadeira base de exportação

Mas Kameda alerta: “Essa dependência pode deixar o mercado brasileiro vulnerável a futuras disputas políticas e comerciais", finalizou.  

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Fonte: Uol

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