Publicidade

Subaru descobre como fazer carro elétrico ter câmbio manual e embreagem

Por  |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Subaru
Divulgação/Subaru

A Subaru quer acabar com uma das principais reclamações de quem ainda não se convenceu de que os carros elétricos são ótimas opções para compra: a falta de câmbio manual e embreagem.

A marca japonesa registrou uma patente junto ao órgão oficial dos Estados Unidos que mostra, em detalhes, como funcionaria um hipotético câmbio manual em carros elétricos, com as marchas sendo trocadas com a ajuda de um pedal de embreagem.

De acordo com o projeto, um carro com câmbio manual e embreagem daria aos carros elétricos uma pegada ainda mais esportiva, com a sensação de "passar marcha" que os gearheads apaixonados por motores turbo, V6 e V8 tanto apreciam.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como funciona o câmbio manual em carros elétricos?

O registro da patente do carro elétrico com câmbio manual e embreagem mostra que, diferentemente do que ocorre em uma transmissão mecânica tradicional, onde há o desacoplamento físico do motor, o câmbio manual do carro elétrico seria focado totalmente na experiência sensorial. Na prática, isso significa que o sistema usa um gerador de força que dá sensação tátil e fica ligado ao pedal.

Com isso, o pedal da embreagem funciona também como um  avançado. A ideia, de acordo com a patente, é que o realismo seja alto, com o software cortando o torque ou simulando o afogamento do motor se o uso do pedal não for feito da forma correta.

Vale lembrar, porém, que não há qualquer ligação mecânica com a transmissão, mas sim uma espécie de "cópia" do comportamento dos carros a combustão. O carro que deve estrear o sistema é o conceito Performance-e STI.

Leia também: