"Shutdown" federal deixa aeroporto dos EUA sem torre de controle e causa caos
Por Danielle Cassita |

O Aeroporto de Burbank, na Califórnia (EUA), operou sem controladores de voo na segunda (6) por horas. Segundo Gavin Newsom, governador do estado, a situação foi resultado da paralisação orçamentária do presidente Donald Trump.
- Nissan derruba preço do novo Kicks e SUV fica mais barato que Fiat Pulse
- Quanto custaria um Chevrolet Omega hoje, com a inflação?
Ainda de acordo com ele, a torre de controle ficou sem ninguém por cerca de seis horas — foi necessário que uma equipe em San Diego, a cerca de 200 km, assumisse temporariamente as funções de comunicação com os pilotos.
Já a Administração Federal de Aviação (FAA) apontou que a ausência da equipe afetou outros aeroportos, e que causou atrasos de mais de 150 minutos nos voos. Mesmo assim, o terminal continuou funcionando. Os passageiros foram orientados a consultar as companhias aéreas antes de irem ao local para se informar sobre atrasos ou cancelamentos.
Congelamento orçamentário nos EUA
O incidente aconteceu em meio à segunda semana de paralisação administrativa nos Estados Unidos, que se deve às divergências de orçamento federal entre republicanos e democratas do Senado norte-americano.
O que acontece é que os democratas não aceitam o orçamento exigido pelos republicanos para a reabertura do governo, e só vão mudar de ideia no caso de o partido do presidente Donald Trump concordar em retomar subsídios de saúde e em reverter os cortes orçamentários da lei recentemente sancionada.
Sem o consenso, centenas de milhares de instituições públicas foram afastados; aqueles que executam funções consideradas essenciais seguem na ativa, mas seus salários foram suspensos temporariamente.
Leia também:
- Fiat joga preços do Argo no chão e hatch sai por valor de carro popular
- 10 carros que ainda serão lançados no Brasil em 2025
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?