As 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
Os aeroportos e bases aéreas são sítios que despertam a curiosidade de muita gente, certamente em razão de como é o seu funcionamento técnico, abrigando o controle de tráfego aéreo, hangares e, claro, as pistas, grandes "estrelas" junto aos aviões.
Você sabia, por exemplo, que o Brasil tem uma das 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo? Ela não está necessariamente em um aeroporto, mas serve de base para a Embraer realizar seus testes na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.
Mas é na Ásia, maior continente do mundo, que estão concentradas as maiores pistas, principalmente na China e na Rússia, sedes de inúmeras bases militares e aeroportos extremamente movimentados. O Canaltech vai te ajudar a eliminar a curiosidade e listou aqui as 10 maiores pistas de pouso e decolagem de aviões do mundo.
10. Aeroporto de Erbil (Iraque)
Com uma pista de 4.800m, o Aeroporto Internacional de Erbil, localizado no Curdistão, região autônoma dentro do Iraque, tem uma das maiores pistas do Oriente Médio e de toda a Ásia. Sua movimentação, que atrai voos militares e civis, é baixa, com apenas 2 milhões de passageiros por ano.
9. Base Aérea de Torrejon-Madri (Espanha)
Famoso por abrigar operações militares dos EUA, o Aeroporto de Torrejon não é o principal de Madrid, a capital da Espanha. Esse título pertence ao sítio de Barajas, um importante hub operacional da Europa e do mundo.
No caso de Torrejon, essa vocação militar lhe proporcionou investimentos e uma pista de 4.818m. Há, claro, voos regulares comerciais, assim como operações de jatos executivos e governamentais. Mas a maioria deles, sim, está em Barajas.
8. Aeroporto de Doha (Catar)
A maior pista do Oriente Médio está no Aeroporto de Doha, no Catar, um dos mais belos e movimentados do mundo. Aeronaves como o A380 podem desfrutar de uma pista de 4.877 metros para pousar e decolar sem esforço.
7. Aeroporto Internacional de Denver (Estados Unidos)
Os EUA são conhecidos por seus aeroportos extremamente movimentados e com várias pistas, mas nenhum deles tem uma tão grande quanto o Aeroporto Internacional de Denver, no estado do Colorado.
O maior aeroporto do mundo em área construída tem seis pistas, mas a maior delas mede 4.877m.
6. Aeroporto de Upington (África do Sul)
Usado como hub na África do Sul, principalmente em rotas para a Europa e para a América do Sul, o Aeroporto de Upington tem uma pista de 4.900m.
5. Aeródromo de Gavião Peixoto (Brasil)
De propriedade da Embraer, o Aeródromo de Gavião Peixoto tem a maior pista das Américas e a maior do Hemisfério Sul. São 4.967 metros capazes de receber qualquer aeronave. A pista é tão grande que o Boeing 747, por exemplo, utilizaria apenas metade dela para pousar sem dificuldades.
4. Shigatse Peace (Tibete)
O Tibete é uma das regiões mais altas e inóspitas do mundo, lugar ideal para pistas gigantescas. Considerado um aeroporto chinês, mesmo que o Tibete tenha certa autonomia, o Aeroporto de Shigatse Peace tem uma pista de 5.000m de extensão.
3. Ulyanovsk Vostochny (Rússia)
Também com 5.000m de pista, o Aeroporto de Ulyanovsk Vostochny, na Rússia, foi uma das bases de construção do gigante Antonov, destruído durante a guerra na Ucrânia. Uma curiosidade sobre essa pista é sua largura, de aproximadamente 105m, a mais larga do mundo.
2. Zhukovsky (Rússia)
Liberado há pouco tempo para voos comerciais (somente de baixo custo), o aeroporto de Zhukovsky fica bem perto de Moscou e ostenta uma pista de 5.402 metros.
1. Qambo Bamda (Tibete)
Lembra que citamos que o Tibete é uma região propensa a aeroportos com pistas grandes? Pois bem, o Qambo Bamda tem a maior pista de pouso e decolagem do mundo, com 5.500m. Ela é tão grande que um Boeing 777 pode pousar utilizando somente metade da extensão, somente com os freios (sem o uso do reverso).