Salão do Automóvel: GAC mostra carro voador com preço de Porsche
Por Paulo Amaral • Editado por Bruno De Blasi |

A GAC, uma das maiores fabricantes de carros da China, apresentou uma grande novidade no Salão do Automóvel de São Paulo: o GOVY AirCab, táxi-voador de pouso e decolagem vertical: eVTOL.
- Renault, Geely e chinesas lideram novidades no Salão do Automóvel
- Jeep Avenger com ChatGPT chega "quebrando tudo" no Salão de São Paulo
Embora tenha sido trazido ao Brasil apenas para fins de exibição, já que não será comercializado por aqui, o modelo chamou a atenção, pois é o único carro voador exposto em todo o evento.
O preço do GOVY AirCab, aliás, chamou tanto a atenção quanto o próprio táxi-voador chinês. Ele entrou em fase de pré-venda em sua terra natal custando quase o preço de um dos carros esportivos mais icônicos à venda no Brasil: o Porsche 911.
Na China, os pedidos pelo GOVY AirCab já começaram, e as reservas partem de 1,69 milhão de yuans, valor equivalente a R$ 1,3 milhão na conversão direta, sem a inserção de taxas e demais impostos. O preço é suficiente para comprar um Porsche 911 Carrera GTS 0km, avaliado em R$ 1,23 milhão.
Como é o carro voador da GAC?
O carro voador da GAC foi construído para voar pequenas distâncias e, por isso, tem autonomia para apenas 30 minutos no ar. A estrutura é 90% de fibra de carbono aeroespacial, mais leve que o alumínio usado tradicionalmente em aeronaves.
A motorização, como em todo bom eVTOL, é 100% elétrica, e alimentada por baterias cilíndricas de alta densidade. Considerado um veículo de “última milha”, ele tem espaço para apenas dois ocupantes a bordo, e conta com sistema de automação Nível 4.
A velocidade de processamento é superior a 500 TOPS (trilhões de operações por segundo) e, segundo a marca, a cabine do táxi-voador conta ainda com conectividade 5G, assistente por voz e climatização, com direito a odorizador de ambiente e som com qualidade premium.
A GAC informou que as operações de demonstração estão programadas para serem implementadas gradualmente na Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau ainda em 2025. As entregas das primeiras unidades do carro voador mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo começarão até o final de 2026.
Leia também:
- Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão?
- Carro voador "de verdade" será lançado antes do que você imagina
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?