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Saiba por que a GM destruiu quase todos os seus carros elétricos nos anos 2000

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Rick Rowen/CC BY-SA 2.0
Rick Rowen/CC BY-SA 2.0

Há duas décadas, a GM lançou o EV1, um carro elétrico tão inovador que dá para dizer que muitas das tecnologias dele são usadas atualmente pela Tesla, montadora de Elon Musk. Produzido entre os anos 1990 e início dos 2000, o modelo tinha tudo para revolucionar o mercado, mas não foi o que aconteceu. O motivo? Quase todas as pouco mais de 1.100 unidades foram destruídas pela própria fabricante em 2003.

Primeiro, voltemos à década de 1990, quando o estado da Califórnia (EUA) passou a exigir que as montadoras produzissem uma quantidade limitada de carros com emissão zero de poluentes. Com a regra, as grandes fabricantes desenvolveram veículos elétricos — no caso, a GM apresentou seu EV1, marcado por linhas esguias e aerodinâmicas.

O carro tinha baterias de chumbo ácido que ofereciam autonomia inicial de 100 km; depois, mudanças nos componentes ajudaram a marca a alcançar 260 km. Claro, as limitações de alcance eram um obstáculo, mas convenhamos: o modelo representou um belo avanço rumo à eletrificação.

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O que aconteceu com os EV1 

Os carros não eram vendidos, mas sim cedidos aos clientes por meio do processo conhecido como leasing. Apesar do pioneirismo, a produção foi interrompida em 1999. Quatro anos depois, a GM encerrou oficialmente o programa — segundo a montadora, o volume de produção dos carros era baixo, e o lucro, insuficiente. 

Com a mudança, a montadora convocou os usuários a devolverem seus carros, que foram esmagados e vendidos como sucata; somente 40 unidades teriam “sobrevivido”. 

Inspiração da Tesla?

Parece exagero dizer que o GM EV1 ajudou a inspirar os carros da Tesla? Bem, talvez não seja tanto assim. É que Martin Eberhard e Marc Tarpenning, os fundadores da marca de carros elétricos da qual Musk é CEO, licenciaram uma tecnologia da AC Propulsion, companhia fundada em 1992. 

A empresa era de Alan Cocconi e Wally Rippel, designers do protótipo que inspirou o EV1. Pois bem, a tecnologia licenciada foi usada no desenvolvimento do Roadster, o primeiro modelo da Tesla — e que inclusive foi enviado ao espaço.  

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Hoje, especialistas acreditam que o EV1 ajudou a impulsionar a criação de pneus com baixa resistência ao rolamento, ignição sem chave, carregamento por indução e direção com assistência eletrohidráulica.  

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