Publicidade

Renault prepara carro elétrico com bateria de sódio, mais eficiente e barata

Por| Editado por Jones Oliveira | 10 de Março de 2023 às 12h00

Link copiado!

Divulgação/Jiangling Motors
Divulgação/Jiangling Motors

A Renault, em parceria com a chinesa Jiangling Motors Electric, desenvolveu o primeiro carro elétrico equipado com baterias de íons de sódio e está em vias de lançar o modelo no mercado, tornando-se pioneira no segmento.

O carro chamado de EV3 terá como principal atração as baterias de nova geração, que serão mais baratas de se produzir e com a capacidade de recarga muito mais rápida, algo que pode reduzir bastante as reclamações dos donos de carros elétricos equipados com as tradicionais baterias de íons de lítio.

Continua após a publicidade

A Farasis Energy, parceira da Renault, já começou a converter suas linhas de produção de baterias de íons de lítio para as de íons de sódio e, assim, ficar pronta para conseguir atender à demanda da Jiangling Motors e da Renault para a equipar o EV3 a partir de 30 de junho, data prevista para o início da produção em massa do carro compacto.

VW, JAC e BYD também trabalham em bateria de sódio

Além da Renault, mais três montadoras também estão de olho no desenvolvimento de baterias de sódio para baratear os custos de fabricação dos carros elétricos e, posteriormente, beneficiar o consumidor final com preços mais acessíveis.

Segundo o site Electrive, Volkswagen, JAC Motors e BYD trabalham em frentes similares à anunciada pela Renault. A JAC, por exemplo, teria como objetivo equipar um compacto da Sehol, subsidiária da marca na China, com as baterias desenvolvidas pela Hina Battery, rival da Farasis Energy.

Continua após a publicidade

Na Suécia e nos Estados Unidos também já há projetos em andamento para tentar a massificação da produção de baterias de íons de sódio para carros elétricos por meio da Altris e da Natron Energy, respectivamente.