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Renault quer converter carros clássicos em elétricos; veja como

Por| Editado por Jones Oliveira | 31 de Janeiro de 2023 às 11h00

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Divulgação/Renault
Divulgação/Renault

A Renault e a R-FIT anunciaram uma parceria que permitirá aos donos de carros clássicos da marca — Renault 4, Renault 5 e Twingo (1ª geração) — transformarem seus modelos a combustão em veículos 100% elétricos e com zero emissão de poluentes na França.

O kit é composto por uma bateria de 10,7 kWh, que será instalada no lugar do tanque de combustível, e um gerador elétrico montado no espaço ocupado pelo tradicional. Ele oferecerá 14,5 kW de potência contínua e 48 kW de pico. Com isso, o clássico retrofit da Renault poderá rodar até 80 quilômetros por carga e ser recarregado em pouco mais de 3 horas em uma tomada doméstica comum.

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“Estamos muito felizes com o lançamento desses kits elétricos retrofit, que permitirão aos amantes de carros clássicos e aos jovens dirigir na França em nossos icônicos Renault 4, Renault 5 e Twingo movidos a eletricidade”, avisou Hugues Portron, Diretor da coleção The Originals Renault.

Segundo o executivo responsável pela parceria com a R-FIT, além da economia circular criada por esses novos ajustes de motores elétricos, os kits de retrofit elétricos oferecem uma solução que combina o prazer de dirigir com economia e confiabilidade “sem tirar nada do estilo e dos designs originais desses clássicos atemporais”.

Quanto vai custar a conversão?

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De acordo com o comunicado de imprensa distribuído pela Renault, a conversão de modelos clássicos em carros elétricos custará a partir de 11.900 euros (R$ 66,2 mil na conversão), e a rede autorizada a fazer o serviço pode ser consultada por meio do site oficial R-Fit Vintage.

O kit retrofit elétrico para o Renault 4 estará disponível a partir de fevereiro de 2023, enquanto o preparado para o Renault 5 chegará somente em setembro. Donos de carros Twingo de 1ª geração interessados em tornar o modelo em 100% elétrico ainda não têm data certa para obter o kit.