Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen investe alto em fábrica para produzir próprias células de bateria

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Julho de 2022 às 13h00

Link copiado!

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen não esperou muito tempo para também se posicionar a respeito de como quer ser vista na era da mobilidade. Dias depois de a Ford prometer se tornar um “player transformador” no segmento, foi a vez de a montadora alemã anunciar investimentos bilionários no setor de carros elétricos.

A marca deu o pontapé inicial para a construção da futura fábrica de células de bateria que será sediada em Salzgitter, na Alemanha. A cerimônia contou com as presenças dos altos executivos da companhia e de Frank Blome, CEO da PowerCo, braço da empresa criado justamente para cuidar da área relacionada às baterias para carros elétricos sob a gestão da Volkswagen.

“Hoje não estamos apenas lançando uma pedra fundamental, mas também um marco estratégico. O negócio de células de bateria é um dos pilares da nossa estratégia New Auto, que fará da Volkswagen um fornecedor líder da mobilidade sustentável e orientada por software do futuro. Estabelecer nossa própria fábrica de células é um megaprojeto em termos técnicos e econômicos. Isso mostra que estamos trazendo a tecnologia de ponta do futuro para a Alemanha”, comentou Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG.
Continua após a publicidade

Segundo a Volkswagen, a planta de Salzgitter será um modelo para fábricas de células em toda a Europa e estabelecerá novos padrões em termos de sustentabilidade e inovação. E Frank Blome, CEO da PowerCo, deu uma pequena introdução do que acontecerá dentro de pouco tempo.

“O que testamos milhões de vezes com plataformas de veículos como MQB e MEB também estabelecerá as bases para estabelecer a produção de células: estaremos padronizando com base em padrões europeus e upscaling. Dessa forma, combinaremos velocidade e otimização de custos com os mais altos níveis de qualidade. A padronização não abrangerá apenas equipamentos, edifícios e infraestrutura, mas também produtos, processos e TI. Desta forma, serão criadas fábricas que podem ser rapidamente convertidas para mais inovações de produto e produção”.

Volkswagen investirá bilhões na fábrica

Continua após a publicidade

Tornar a Volkswagen referência na fabricação das próprias células de bateria para carros elétricos não será uma missão fácil. E muito menos barata. Segundo a montadora alemã, até 2030, a PowerCo vai investir mais de US$ 20 bilhões em conjunto com parceiros no desenvolvimento da área de negócios. A ideia também consiste em empregar até 20.000 pessoas só na Europa.

“Hoje é um bom dia para a indústria automotiva na Alemanha e na Europa. A Volkswagen está mostrando como pode ser o futuro da mobilidade sustentável e compatível com o clima. Juntos, estamos lançando as bases para moldar esse futuro de forma significativa em Salzgitter”, comentou o chanceler alemão Olaf Scholz.

A Volkswagen também apresentou nesta quinta (7) a célula unificada prismática, anunciada no Power Day em 2021. Ela permite o uso flexível de uma variedade de diferentes químicas para as células e será usada em até 80% de todos os modelos do Grupo. Segundo a montadora, em Salzgitter as células unificadas para o segmento de grande volume serão produzidas a partir de 2025.

A ideia no futuro é que a planta produza anualmente cerca de 40 GWh - o suficiente para cerca de 500 mil veículos elétricos. Até 2030, o Grupo Volkswagen pretende operar em toda a Europa seis fábricas de células, juntamente com seus parceiros, com um volume total de 240 GWh. As novas células também prometem reduzir os custos com bateria em até 50%, além de melhorar a autonomia.

Continua após a publicidade