Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reino Unido inaugura primeiro "aeroporto" para carros voadores

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Maio de 2022 às 16h25

Link copiado!

Divulgação/Urban-Air Port
Divulgação/Urban-Air Port

Enquanto a discussão sobre uso de carros elétricos ou híbridos a etanol segue a todo vapor no Brasil, em outras partes do mundo o assunto que começa a crescer diz respeito a algo ainda mais avançado: carros voadores. Tanto é que o Reino Unido já inaugurou seu primeiro "aeroporto" para veículos desse tipo.

O Air One, como foi batizado o "aeroporto" para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOL), foi instalado na cidade de Coventry com respaldo do governo britânico. A ideia é que o local seja utilizado pelo menos uma vez por mês.

O primeiro vertiport operacional do mundo está aberto para visitação do público desde o dia 28 de abril, em um evento que se estenderá até 15 de maio. Este é o primeiro passo de um plano para os mais de 200 “vertiports” que a Urban-Air Port planeja abrir em todo o mundo nos próximos cinco anos.

Continua após a publicidade
“Os carros têm estradas. Os trens têm trilhos. Os aviões têm aeroportos. Agora, os eVTOLs têm um Porto Urbano-Aéreo. Nossa tecnologia permitirá que Coventry e outras cidades do país e do mundo descarbonizem, permitindo a adoção segura de soluções de mobilidade mais limpas”, comentou Ricky Sandhu, fundador e presidente-executivo da Urban-Air Port.

Táxi-aéreo, drones e mais

As instalações do Air One contam com uma sala de passageiros de táxi aéreo, uma área de gerenciamento e segurança de emergências de desastres, uma área de comando e controle e uma área de logística. O elevador de plataforma FATO (Final Approach and Take-off Area) permitirá que drones de carga certificados subam e desçam para fins de demonstração.

Continua após a publicidade

O vertiport está situado em uma área que abriga aproximadamente 400.000 pessoas. Fica perto da principal estação ferroviária de Coventry e das ligações de transportes intermodais. Depois de Coventry, ele se mudará para outros locais no Reino Unido para demonstrar todas as funcionalidades em diferentes ambientes e configurações.

A ideia do Air One é contemplar uma série de serviços: táxis aéreos de passageiros, drones de entrega autônomos, gerenciamento de emergências de desastres e operações de defesa e logística.

“A inauguração da Air-One é um momento importante – o ponto de partida para uma nova era de transporte, uma era de emissões zero e viagens sem congestionamento entre e dentro das cidades que tornarão as pessoas mais saudáveis, mais felizes e mais conectadas do que nunca”, concluiu Sandhu.
Continua após a publicidade

Fonte: Urban-Air Port, Robb Report