Publicidade

RAM 1500 Limited chega para “redefinir o segmento” de picapes grandes

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O segmento das picapes grandes, ou full size, promete esquentar no Brasil em 2023. Depois da GM anunciar que a Silverado está a caminho do país e da Ford apresentar a nova F-150 Platinum, chegou a vez da Stellantis mostrar sua competidora: a RAM 1500 Limited.

A mais nova integrante da família de picapes RAM, que já conta com a 2500, a 3500 e as “irmãs” 1500 (Classic e Rebel), foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (9), após ter sido mostrada brevemente ao público na Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil.

A ideia da Stellantis em acrescentar mais uma variante da RAM 1500 ao mercado verde-amarelo é clara: oferecer ao consumidor uma picape mais robusta, tecnológica e luxuosa do que a Rebel, mas com a mesma força do consagrado conjunto mecânico oferecido na versão mais esportiva.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“Vimos a demanda de trazer algo mais premium, mais completo, mais confortável e mais tecnológico. Nós gostamos, a cada passo que damos, de redefinir o que uma picape pode ser”, explicou o vice-presidente da marca RAM América do Sul Breno Kamei.

A RAM 1500 Limited será vendida no Brasil a partir do próximo dia 18 de maio, em duas versões: a de entrada, batizada somente de Limited, e a mais “invocada”, que ganhou o sobrenome Night Edition.

As diferenças são somente estéticas, com a substituição das peças cromadas pelo acabamento escurecido na variante mais cara da linha. O capô esportivo, exclusivo da Night Edition, não tem função aerodinâmica, como explicaram os executivos.

Como é a RAM 1500 Limited?

As configurações da RAM 1500 LImited são as mesmas para qualquer uma das versões. Ela tem tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial traseiro, além de ostentar sob o capô o imponente motor 5.7 HEMI V8 de 400cv e 56,7 kgf/m de torque, movido a gasolina, que trabalha em companhia do câmbio automático de oito marchas.

Entre as novidades está o modo “Auto” do sistema de tração 4x4, que não faz parte do pacote da versão Rebel. Ele permite que a força seja distribuída de forma automática para as quatro rodas da picape, aumentando a segurança na condução, até mesmo em circuito urbano.

Continua após a publicidade

A RAM 1500 Limited também apresenta como novidade o modo Aero da suspensão a ar Active-Level, que nivela a carga e ajusta a altura do solo em até 5 níveis, tanto de forma automática quanto por meio de um ajuste no painel ou chave.

Segundo a marca, sempre que o sistema detectar carga ou um trailer, usará a pressão do ar para realinhar a suspensão para a altura normal. A Stellantis informou também que no chamado modo Off-road 2 os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam, respectivamente, 23,5°, 23° e 20,5.

A RAM 1500 Limited ainda tem uma caçamba remodelada, que oferece tampa multifuncional, compartimentos RAMbox, e degrau de acesso retrátil. A capacidade de carga é de 530 quilos e de 3,6 toneladas no reboque, que vem com controle eletrônico do freio de fábrica.

Continua após a publicidade

Em termos de tamanho, a representante da RAM bate na Ford F-150 Platinum, uma de suas rivais, em quase todos os sentidos. Ela é 3 centímetros maior em comprimento (5,92 metros x 5,89 metros) e 1 centímetro mais alta (1,97 m x 1,96 m), além de ter a mesma largura — 2,09 m.

Tecnologia e conectividade

"A RAM 1500 Limited é a picape mais luxuosa do país". A ousada frase foi dita pelo gerente de marketing da marca, Juliano Machado. A confiança no produto é por conta de toda a tecnologia e conectividade embarcadas nestas novas versões.

Continua após a publicidade

A RAM preparou a Limited e a Night Edition para estrear na marca o RAM Connect. O pacote oferece um conjunto de conectividade, segurança, emergência e navegação que equipará ainda os modelos 2023 da RAM 1500 Rebel, 2500 e 3500. Quem adquirir uma dessas picapes (além da própria 1500 Limited) com o RAM Connect terá acesso gratuito aos serviços premium por 12 meses.

O sistema traz novos recursos, como agendamento online de serviço, relatório de viagens, status das operações remotas, conexão a conta pessoal e remoção de dados pessoais do Uconnect. As atualizações serão over the air, mas quem já possui as picapes da marca em versões anteriores não conseguirá fazer o upgrade para o novo sistema.

A RAM Limited também sairá de fábrica com os seguintes itens:

Continua após a publicidade
  • Painel digital de 12 polegadas
  • Central 12 navegação embarcada, conexão simultânea com 2 smartphones, atualização OTA
  • Câmera 360 e ré com linhas ativas
  • Park assist - sistema semiautônomo de estacionamento
  • Head-up display configurável, retrovisor digital com regulagem de altura e brilho
  • Adas level 2, 6 airbags e mais de 100 itens dfe sgurança - top safety pick 2022
  • RAM Charger (carregador por indução)
  • Sistema de som com 19 alto falantes Harman Kardon, subwoofer 10 polegadas, 900 watts de potência,
  • faróis com bi-projetor com função direcional + comutação automática, lanternas em LED
  • Teto solar panorâmico,
  • Volante aquecido,
  • Bancos aquecidos e ventilados,
  • Bancos traseiros reclináveis

A paleta de cores também tem boas opções. A Limited normal será vendida nas cores Preto Diamond, Azul Patriot, Granito Crystal, Vermelho Delmonico e Branco Marfim. A Night Edition não será oferecida na cor Vermelho Delmonico.

Preço e disponibilidade

Os preços das novas RAM 1500 Limited e Limited Night Edition só poderão ser revelados no próximo dia 18 de maio, data em que a marca fará uma live em uma das concessionárias para abrir oficialmente as vendas das versões recém-chegadas ao portfólio.

Continua após a publicidade

A expectativa, porém, é que os números da montadora do grupo Stellantis, que já cresceram 578% nos primeiros meses de 2023, no comparativo com o mesmo período de 2022, alcancem um patamar ainda maior.

“A RAM está no melhor momento da história dela no Brasil, e o país tem potencial para ser a segunda maior RAM do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Emplacamos mais de 1.000 unidades pela primeira vez na história em março, e de janeiro a abril a marca vendeu mais que nos 12 meses de 2021 (3.275 x 2.759)”, revelou Everton Kurdejak, vice-presidente sênior de operações comerciais RAM Brasil.

Apesar de o preço ainda precisar ser mantido em segredo, a RAM confirmou que terá disponíveis 600 unidades das novas 1500 Limited até dezembro de 2023 — 300 em maio, 100 entre junho e julho e mais 200 de agosto até o fim do ano.

Continua após a publicidade

A ideia da marca é “manter um grau de exclusividade do carro” e, para isso, o evento de lançamento contará com um número restrito de clientes por concessionária — 30, todos devidamente convidados por meio das plataformas digitais da RAM.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de testar rapidamente a picape grande e, em breve, contará como foram as primeiras impressões a bordo do impressionante modelo da Stellantis.