Publicidade

Quem polui mais: híbrido ou combustão? Pesquisa pode te decepcionar

Por  | 

Compartilhe:
CHUTTERSNAP/Unsplash
CHUTTERSNAP/Unsplash

Os carros híbridos plug-in, conhecidos como PHEVs, não parecem ser tão sustentáveis quanto se pensava. De acordo com uma análise do grupo europeu Transport and Environment (T&E) divulgada na quinta-feira (10), esses veículos emitem quase cinco vezes mais gases que contribuem para o efeito estufa do que os números oficiais indicam. 

Como o nome indica, os híbridos são movidos a baterias, mas também aos bons e velhos motores a combustão. Por isso, as montadoras europeias vêm promovendo estes modelos como alternativas para quem precisa percorrer trajetos longos de uma só vez enquanto ainda prometem reduzir as emissões.

O problema é que os dados mostraram que os PHEVs emitem apenas 19% menos emissões do que os carros movidos a combustíveis fósseis. Para comparação, considere que testes laboratoriais mostraram que estes modelos seriam até 75% menos poluentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Carros híbridos e as emissões

As conclusões vêm da análise do consumo de 800 mil carros registrados na Europa entre 2021 e 2023. Após a análise, os pesquisadores descobriram que as emissões de dióxido de carbono dos PHEVs em 2023 foram 4,9 maiores que aquelas dos testes em laboratório. 

“As emissões no mundo real estão subindo, enquanto as oficiais estão caindo. Esta é a lacuna que está piorando e é um problema real. Como resultado, os PHEVs poluem quase tanto quanto os carros que usam combustíveis fósseis”, observou Sofía Navas Gohlke, coautora do relatório. 

O principal fator por trás da diferença seria o que os autores chamaram de superestimação do uso do modo elétrico. O que acontece é que as estimativas oficiais indicam que 84% d condução é feita no modo elétrico, mas os dados mostraram que, na verdade, o número real é de 27%. Além disso, mesmo no modo elétrico muitos motores híbridos ainda recorrem parcialmente ao combustível fóssil.

Leia também: 

Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!

Continua após a publicidade

Fonte: T&E