Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carros clássicos poluem menos do que os elétricos, diz estudo

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Junho de 2022 às 13h15

Link copiado!

Travnikov Studio/Envato/CC
Travnikov Studio/Envato/CC

A Footman James, que há mais de 35 anos é considerada referência em seguros de veículos clássicos, carros ou motos, encomendou um estudo que certamente vai trazer de volta à tona uma velha polêmica. Segundo o relatório final, os carros clássicos (os populares "placa preta") poluem menos o meio ambiente do que os modernos a combustão e do que os elétricos.

De acordo com os dados divulgados pela seguradora, um carro a combustão considerado clássico emite, em média, 563 quilos de CO2 anualmente na atmosfera. A razão para isso, no entanto, é bastante simples. Os donos de carros clássicos costumam tirar as máquinas da garagem somente em ocasiões especiais, ou aos finais de semana. Por conta disso, acabam rodando muito menos do que carros “normais” ou elétricos — cerca de 1.931 quilômetros por ano.

O estudo não mostrou quanto um carro mais moderno, a combustão, ou um elétrico emite por ano (até porque o carro elétrico é zero poluente), mas usou como base de comparação o quanto cada um destes joga de gases poluentes na atmosfera ao ser fabricado: 6,8 toneladas (Volkswagen Golf) e 26 toneladas (Polestar).

Continua após a publicidade

Segundo a Footman James, a “compensação” do carro elétrico demoraria muito para zerar a conta, pois um carro a combustão clássico demoraria 46 anos para emitir as mesmas 26 toneladas de gases tóxicos na atmosfera que um Polestar produz apenas durante sua fabricação.

“É fácil supor que os carros clássicos são mais prejudiciais simplesmente por causa de seus motores mais antigos e menos eficientes. No entanto, os dados deste relatório refutam essa teoria. É realmente sobre como esses veículos são mantidos e usados. É claro que enquanto novos carros modernos e elétricos podem parecer melhores para o planeta no dia a dia, mas o problema é o impacto que sua produção causa”, argumentou David Bond, diretor-administrativo da Footman James.

Donos de clássicos são “ecologicamente conscientes”

Continua após a publicidade

A Footman James também revelou números de uma pesquisa realizada com donos dos carros considerados clássicos, e pontuou que a grande maioria deles mostra preocupação em ser “ecologicamente consciente”, tanto na utilização do carro quanto em outras situações.

Os números apontaram que 66% dos entusiastas por carros clássicos se preocupam com as mudanças climáticas de alguma forma, e 77% afirmaram já “fazerem alguma coisa” para contribuir com os efeitos negativos na atmosfera. O relatório apontou ainda que 40% compensaram a pegada de carbono de alguma forma, e 52% estudam maneiras de fazer com que os carros clássicos sejam ainda mais amigos do meio ambiente.